domingo, novembro 18, 2007

Histórico da prova Warmup

Céu limpo.
Sem vento.
Viana do Castelo.
Asfalto.
O dia apresentava-se frio mas as emoções prometiam estar ao rubro! Com pontualidade mais do que britânica, sensivelmente vinte minutos antes da hora combinada, já todos os pilotos se encontravam no kartódromo de Viana do Castelo para a realização da prova de preparação para o Norte Karting Open de 2008. Desde logo se tornou evidente que o ambiente seria de euforia e muita adrenalina. Conversas alegres, trocas de opiniões, perspectivas para a prova e campeonato, aos poucos e poucos já todos falavam com todos. Era a dica perfeita para uma manhã inesquecível!
Sem atrasos de maior, os pilotos dirigiram-se à salinha reservada para o briefing e, pouco depois, a organização da prova pesava os «marmanjos» e dava as últimas indicações para o que se seguiria.
Treinos.
Despiques.
Cronómetro.
Com o sorteio dos kartings feito no dia anterior pela organização do kartódromo, colocados os lastros aos mais «levezinhos», era então dada, finalmente, guia de marcha a Gonçalo Abreu, o primeiro piloto a entrar na pista. Os próximos 10 minutos estavam reservados aos treinos cronometrados para a formação da grelha de partida. Aí, toda e qualquer semelhança entre treinos e corrida é pura coincidência! Andou-se como se de uma corrida pontuável para o campeonato se tratasse. Incrível! Lutas e disputas à parte, foi o Quico que acabou por arrebatar a volta mais rápida, conseguindo assim a pole position. Evidentemente que, para muitos, fora apenas o primeiro contacto com a pista, logo os tempos também reflectiam algum desconhecimento que seria esbatido com o desenrolar de ambas as mangas da prova. De realçar a proximidade entre os tempos dos 12 primeiros classificados. A coisa prometia…
Grelha de partida.
Semáforos estranhos.
Vrrruummmm...!
Foi com os corações acelerados que a prova teve o seu início. Numa sempre difícil primeira curva, a confusão reinou escassos metros após a largada! Impossível de evitar toques, as trocas de posições entre os pilotos era o pão-nosso-de-cada-curva. Até que chegámos à primeira curva da segunda volta e a confusão se instala. O Quico faz um pião e coloca «a malta» toda a patinar, na tentativa de o evitar. O Gonçalo, o Luís, e o Pinto Coelho, vêem-se todos envolvidos no acidente e são, de alguma forma, penalizados por ele, acabando mesmo o Luís por desistir em consequência do mesmo. Ao desferir o meio da curva, o Gustavo ainda vê o fumo a sair dos pneus de alguns karts, esquiva-se para bater num, acaba por tocar em outro, mas segue «ileso» a prova, percebendo que à sua frente seguiam Pedro Vasconcelos, Patrício e João Mendonça. A corrida ainda mal tinha começado e já havia história!
Numa análise global da primeira manga, desta-se a corrida solitária do Pedro Vasconcelos, a consistência do Patrício no segundo lugar, e a «indescritível-o-inesquecível» luta, taco-a-taco, milímetro a milímetro entre Paulo Vilela, 5º no final, e Gustavo Simões, 6º. A diferença no final das 20 voltas foi de 40 centésimos de segundo (dois fios de cabelo). Foram mais de 15 voltas em ultrapassagens sucessivas, de «chegas para lá» constantes, de autênticos deja vu, volta após volta. O aperitivo perfeito para o que se adivinha em 2008!
No pelotão, muita luta, muito toque, alguma malandrice, e as sempre indesejáveis manobras de «fé» que a experiência se encarregará de fazer evolar. Há a reter o nível e a competitividade entre os pilotos, mesmo aqueles com karts menos «dotados» em octanas na gasolina! Dava para sentir o ânimo entre todos. Estavam lançados os dados!
Feita uma merecida pausa, trocados os pilotos e os «grilhões», era dada a partida para a segunda manga. Manga onde a quase totalidade dos pilotos melhorou os tempos por volta. Lutas cada vez mais acesas, despiques levados mais e mais aos limites (e fora deles…), os pilotos «atrasados» a conseguirem recuperar algumas posições perdidas (em virtude da política de inversão da classificação para a grelha da segunda manga), tivemos nova corrida recheada de peripécias e de momentos dignos de serem comentados e relembrados. Uns mais satisfatoriamente, outros, seguramente, com algumas razões de protesto! Houve imensa testosterona a pairar sobre aquele quilómetro de asfalto, não há dúvida! No cômputo geral, uma «lição» de kit-de-unhas para o Gonçalo, com uma das voltas mais rápidas do circuito, numa vitória sem mácula, um segundo lugar seguro do Luís Aguiar, e mais uma prova irrepreensível de Paulo Vilela. Lá para trás, invulgarmente atrasados, pilotos como João Mendonça e Pedro Fonseca debatiam-se com problemas vários e não conseguiam «escalar» na classificação. Nada que aos demais preocupasse!
Ao cabo de novas 20 voltas ao belíssimo traçado de Viana, era dada a bandeirada de xadrez, de novo. Ficava a gostinho a pouco mas a certeza de um ano de 2008 sensacional!
Parabéns a todos pela amostra dada e, sobretudo, pela enorme simpatia da «malta»!
Para a posteridade, guardámos no nosso baú de memórias:
Volante de ouro: Pedro Vasconcelos. Sem «espinhas», como se diz na gíria. Já levou o «caneco» mais alto da montra de prémios. Alvo a abater!
Fardo de palha: Luís Aguiar. Uma voltinha realizada na primeira manga e… pum! Viu a corrida do lado de fora :)
Momento Zen: Gonçalo Abreu. Numa segunda corrida de «faca-nos-dentes», realiza uma das melhores voltas do histórico do kartódromo de Viana do Castelo.

16 reacções:

T T Danny disse...

FAAAAAAAANTÁSTICO!!!
De um modo geral considero que a prova de "Warm up" foi um sucesso.
Uma primeira palavra para a organização: parabéns pelo profissionalismo. Prova muito bem organizada e dirigida.
Depois, agradeço ao S. Pedro por ter guardado as nuvens para a tarde. Por último, a corrida. Muita adrenalina, sangue a fervilhar, dentes cerrados. Toca a carregar no prego, destemidos, e competir. Adorei as lutas (pena que na primeira manga tenha sido na segunda metade do pelotão) com dois membros da família Simões. Primeiro um par de toques com o Sr. Simões, sempre de forma muito desportiva. Depois com o Gonçalo; SENSACIONAL. Do melhor. Trocamos várias vezes de posições, demos toques, esbracejamos, refilamos e no final uma diferença de 1 décimo, um centímetrozinho que fez toda a diferença. Grande luta e grande desportivismo.
Na segunda manga, deixo o tempo da minha melhor volta falar por mim. Agradeço ao Sr. Simões ter-me cedido o Kart. Senti-me poderoso. Era só carregar no prego e virar os braços.
Nota final para o circuito. Vou sonhar com a primeira curva. É linda, linda, linda.
Abraço a todos.

T T Danny disse...

Só mais uma coisa.
Mendonça, Pedro (Fonseca) e Gonçalo, tenho tanto respeito pela vossa condução que, quando vos ultrapassei (e vou ser muito sincero) senti-me o maior. Guto, mereces o prémio revelação. Grande consistência. Tenho de comer uns "danoninhos". Obrigado.

Anónimo disse...

Comentário incomentável.
Parabéns a ti.
E... de facto, aquela primeira curva... jasus!
...
Espera até "sentires" a primeira curva do circuito «grande»...
Vão cair-te os... (piiiii)...

Anónimo disse...

Nos comentários já estás a "ganhar"! Gostei de lêr... :). Tb me surpreendeste, pela positiva. Estás mais perto... A primeira curva é um "must", simplesmente ADORO! Mas qd fôr a pista grande, ai meu deus!!! Essa é simplesmente ESTRATOSFÉRICA!!! Concordo com o prémio revelação. O Vilela tb merece uma menção, grande consistência...

Pedro Vasconcelos disse...

Bom...a bruma da manhã faz bem é aos outros...! valha-nos o Sol!
Mas parece que 4 horas de sono chegam...!
LOL!

Pedro Vasconcelos disse...

Já agora, queria pedir desculpas ao Joao Ferreira.
Uma dobragem que nao correu bem na esquerda longa, e ele foi abalroado. Estava um bocado indeciso por que lado fazer a dobragem,e parece que escolhemos os dois o mesmo sitio para passar.


Já o tinha feito em privado, mas nao é um excesso se as pedir em publico.

Espero que sejam aceites.

Anónimo disse...

Bonito de se (ver) ler.

Maggie disse...

o gonçalo merece premio de assasino.
nao sabe fazer mais nada se não magoar os coitadinhos do meu pai e do irmão . trengo .
LOL
mas prontos desculpa-se pq ninguem tem culpa da sua mirrolhice .
beijinhos *

Anónimo disse...

LOL!!! Levo com o Pinto Coelho em cima e sou acusado de "agressão"... Desculpa ter de ocupar 1,5 m2 de pista... bjs maggie! ;)

The Stone João Mendonça disse...

Parabéns à organização da prova pelo profissionalismo demonstrado. Gostei do pormenor da balança!
Gostava de felicitar igualmente todos os pilotos pela garra que foi imposta. Já deu para ver que ninguém gosta de perder, o que vai tornar as corridas mais excitantes! Penso que as corridas vão ser bastante equilibradas a avaliar por esta 1ª experiencia. Há ossos que vão ser muito duros de roer!
Pena ainda faltar tanto tempo para o dia 26/01.
Por mim podem antecipar a corrida!

Anónimo disse...

Só queria dizer que a prova do passado domingo foi muito agradável e que gostei muito de participar embora tenha sido o último classificado.
Queria também dizer ao Pedro Vasconcelos que está desculpado e que percebi que foi intencional.
Obrigado.

Pedro Vasconcelos disse...

Agora fikei baralhado...!

Anónimo disse...

Intencional no sentido que não foi de propósito, penso eu ;)

Anónimo disse...

Ó Vasconcelos, desbaralha-te, pá!!!
Tás desculpado :D
Nós sabemos que tu não és flor que se cheire, ó malandro :P
O João tem é razão! Ele percebeu!! Foi intencional, sim senhor!!

Penalização: passas de 1º para 4º :D:D

Anónimo disse...

Boa, João! Foste último desta vez. Agora toca a treinar. Ficámos felizes por teres gostado.

Margarida disse...

NAO E PINTO COELHO .
É Zé Bertinho e acabou.
beijos gordo (gonçalo.)