segunda-feira, novembro 10, 2008

O Elogio da Loucura

Diria, em nome da verdade, que a VIII Prova do NKO foi, a título pessoal muito positiva e, como organizador e participante, algo desapontante.
Realço, como sempre, a simpatia de todos e a vontade que cada um demonstra na sua participação; isso é fundamental para o campeonato e só queremos que aumente para 2009. (Não posso igualmente deixar de saudar o regresso do nosso BB – Bomber Batista!)
Posta esta breve introdução, e centrando-me naquilo que se passou na prova (começando pelos treinos), devo fazer especial referência ao excelente momento de forma (quase ininterrupto, diga-se) do Bullet; a sua reconhecida rapidez e perícia levaram-no à segunda pole consecutiva – brilhante! Seguiu-se o convidado de luxo, Paulo “Amazing” Ribeiro, o nosso mui grato Mad Billy (finalmente com uma boa carroça nas mãos!), o General Abreu, regressado e num grande momentum (como se viria a confirmar), e Hugo Negrais (mais um ilustre convidado). Mais atrás, penalizado em cinco lugares, o Miguel Pinheiro descia de 3º para 8º lugar.
No que diz respeito à primeira prova, e do «local onde me encontrava», pude assistir a uma prova sumptuosa do General, límpida e imaculada, e a uma luta fantástica entre o Miguel, o Bullet, e o Billy. Pelas olhadelas que fui «deitando» a essa luta, apercebi-me que foi sempre de «faca nos dentes» e a todo o vapor. Mais atrás, seguiam TT Danny, sempre muito competitivo, Quick Quico, o Moskito, Hugo Negrais, e eu mesmo. Desta vez, e para mal dos meus pecados, calhou-me em sorte um cortador de relvas pouco eficaz (somente o 2 exemplar dessa detestável espécie em mais de 16 karts ao longo do campeonato!!), pelo que só me aguentei na luta entre os supracitados pilotos pela atitude no mínimo notável (que eu reverencio) do Quico, que percebeu que a soma dos nossos esforços seria maior do que o seu único esforço. Com a ajuda dele, não só consegui fugir aos lugares que certamente me esperariam no fundo do pelotão, como conseguimos de forma fantástica chegar ao TT e ao Negrais, que se mantinham em grande luta uns metros mais adiante. Depois, foi andar continuamente «empurradinho» pelo Quico e tentar não descolar. Até que o Moskito aparece de rompante e aproveita as confusões e as perdas de tempo para nos passar. Aí, e num momento de «optimismo» indevido, dou um toque na travagem para o quebra-canelas e quase ponho o nosso Moskito fora de pista com uma manobra que já tive oportunidade de explicar ao penalizado. Felizmente, nada aconteceu, apenas ganhei a posição momentânea, e fui de novo ultrapassado por ele na volta seguinte, dado que era claramente mais rápido do que eu. Poucas voltas mais tarde, o Quico cansa-se de me «ajudar» (!) e passa-me, entrando na luta com os 3 que seguiam à nossa frente, e deixando-me desprotegido e vulnerável à aproximação felina do João (Sousa). Em pouco mais de 3 voltas fui apanhado e ultrapassado sem espinhas pelo João, que não me deu qualquer hipótese de ripostar. Ficou com o 8º lugar merecidamente, atirando-me para o 9º (nota pessoal para a mudança de «comportamente» em pista do João, que agora tem sido – após várias lutas que travei com ele – um adversário sempre dificílimo mas justo e limpo em pista). Resumindo, nada mais havia a fazer que não fosse levar o piolho até ao fim, gozando de alguns momentos «viris» por parte dos pilotos que seguiam à minha frente.
(Entra aqui a referência mais «negativa» desta prova – e de outras do NKO. Se bem te todos queiram ganhar – e eu sou um deles –, e ninguém deva facilitar, o Xano também tem razão quando diz que vai para ali para se divertir. Concordo com ele. Ainda assim, julgo ser perfeitamente possível conciliar ambos os princípios. Embora não tenha visto nada «maldoso» ou ostensivo durante esta prova, desanima-me perceber que continua a haver queixas por este e por aquele comportamento – embora saiba que, não raras vezes, há mais alarido dos pilotos do que propriamente culpa dos pseudo-prevaricadores (eu próprio fui acusado (!!) pelo Paulo de o ter mandado contra o pneus à saída do quebra-canelas quando, na verdade, estava 2 ou 3 metros mais atrás! e vi, como em câmara lenta, o acidente que ele protagonizou) . Eu sei que com o calor da luta e a adrenalina se cometem exageros – todos nós os cometemos –, porém, entendo igualmente que há situações que podiam ser evitadas. Apesar de, nesta prova, não ter visto nada «anormal», tenho que levar em conta as queixas do TT contra o Moskito, e as queixas do Moskito contra o TT. Todo o cenário se torna ainda mais jocoso se vos disser que, para mim (e é a minha opinião), estamos precisamente a falar dos 2 pilotos mais «aguerridos» de todo o NKO. Quando digo aguerridos refiro-me a um estilo de pilotagem muito particular, estilo que, a meu ver, enquadra os dois pilotos e os torna difíceis de lidar em pista – como era o João Sousa no início! Caso para dizer que juntaram a «cara com a careta», e cada um terá provado o próprio veneno! Claro que as queixas não se esgotam a um e a outro, pelo que, regra geral, metade da malta se queixa da outra metade… Não creio que se trate de maldade por parte de quem erra, mas apenas de «optimismo exagerado». Penso, sobretudo, que é algo que poderá ser ultrapassado com a experiência e a tarimba. Volto a relembrar que somos todos amigos e o objectivo é o convívio, e, para 2009, o que se pretende é que tudo esteja ainda mais afinado. Assim o espero, pois só com essas premissas fará sentido continuar.)
Terminada a primeira manga, com uma vitória notável do General, um segundo lugar para o Miguel, terceiro para o Bullet (com queixas de um toque do Miguel!), quarto para o Billy, quinto para o tranquilo Quico, sexto para o Moskito (queixas contra o TT!), sétimo para o TT (queixas peremptórias a visar o Moskito!), e oitavo para o João Sousa. Acabava-se, assim, uma primeira manga penosa para mim.
Para a segunda, o momento (mau) do dia. Após uma largada perfeita, e com um kart fantástico, acabo a primeira volta em 3º (mas atrás dos dois craques convidados, Hugo e Paulo), quando nos é mostrada a bandeira de xadrez… Ao inspeccionar a pista, em busca do motivo, vejo vários karts parados, pelo que pensei que tudo não passava de chapa amolgada e algumas desistências. No entanto, pouco mais tarde, vejo o Miguel estendido no relvado, rodeado por diversas pessoas. Confesso que me assustei durante breves segundos, até me aperceber que havia calma por parte de quem o circundava. O que aconteceu ao certo, ainda hoje desconheço, mas pelos relatos de alguns pilotos, as habituais carambolas das primeiras travagens e encostos deram mal resultado. Felizmente, não passou de um susto, e o Miguel – combalido do pé direito – pôde retomar a corrida – reiniciada com nova largada. Desta vez, parti bastante pior e fiquei preso a meio do pelotão, o que me impediu de, nas primeiras voltas, saltar para a frente – como seria obrigatório com aquele kart. Rodei várias voltas atrás do Patrício, do Miguel e do TT, que se mantiveram em luta voltas e voltas a fio. Entretanto, surge como uma flecha na minha peugada o Mad Biily, e eis que aquele grupinho (que não conseguia perseguir o Hugo Negrais) se envolve em mais disputas. Pouco depois, e com um kart inferior ao dos restantes membros da luta, o TT acaba por perder o contacto, tal como o Patrício, e a luta pela vitória passa a contar somente com o Miguel, o Billy, e eu próprio. A luta, em si, foi LINDA. Voltas de acesa disputa sem o mais pequeno reparo. Devo elogiar o comportamento de um e de outro, a vários níveis: a vitória do Billy é um prémio pela sua condução, e o meu segundo lugar é fruto da justeza de condução do Miguel, que podia ter-me atacado «de forma optimista» ao longo da última volta. Realço este momento como um dos melhores deste NKO, e que se juntará a outras memórias fabulosas que guardo de várias das corridas que protagonizámos. Um sincero agradecimento a um e a outro…
Ademais, pedir a cada um dos pilotos do NKO que participem no blog, que deixem o seu comentário sobre a prova e suas incidências, e que, de sua justiça, teçam as considerações que julguem necessárias e ajustadas para que em 2009 tudo corra ainda melhor!
Para este NKO 2008… falta apenas uma prova!

38 reacções:

Quico disse...

Ó Gustavo:

Eu na 1ª manga fiquei em 5º!, aproveitando as picardias do Luís e do Dany nas últimas curvas da corrida.
Vê lá se foi só um lapso na crónica, ou se a classificação / pontuação também está mal.
É que os pontinhos não me fazem falta nenhuma, mas são meus!

Depois da ajuda em pista é esta a moeda com que me pagas? Pensei que ajudar um membro da organização traria um melhor retorno!

Bullet disse...

Pois é, desta vez não fiquei muito satisfeito nem a nível pessoal nem com a organização do kartódromo.
A nível pessoal, porque não fui tão eficaz na 1ª manga. Acabei por acusar uma certa pressão que me levou a não ser sempre tão consistentemente rápido como pretendia. Mas para isso contribuíram também as excelentes prestações do Miguel, do Billy e do Gonçalo. Na 2ª manga penitencio-me por ter prejudicado a corrida ao Gonçalo com um toque em que ele ficou virado ao contrário, perdendo assim várias posições. Nessa manga, com o kart que me saiu, era 1,5s mais lento e não deu para fazer grande coisa.
Em relação ao kartódromo, fiquei furioso quando a placa da contagem das voltas parou e deixei de, durante algumas voltas, saber a quantas andava. Ora bolas! Pouco profissionalismo. Um mau serviço. Deviam levar cartão vermelho!
Mas quem deve estar mesmo chateado é o Luís que teve de ficar com um Kart "avariado" pois não havia outro para substituição!

Uns breves comentários:
Gonça - grande corrida! Merecias mais... e bem fizeste para isso, mas... mais uma vez desculpa!
Miguel - parabéns pela prestação, és um "Gatherer" de troféus. A vitória no campeonato vai ser tua, mas para o ano vai ser muito mais difícil!
Billy - Merecida tacinha. Condução eximía... lindo!
Quico - obrigado pelos toques propulsores!

Em relação à sugestão do Negrais para haver comissários de pista - era o ideal, o pessoal já pensava duas vezes em fazer manobras mais ostencivas... Arrefecia um pouco os ânimos e os eventuais castigos eram mais justos.
Mas uma coisa é certa, somos um grupo de amigos e cada um tem de ser responsável pelo seu correcto comportamento dentro de pista. Isto não é um Campeonato profissional,... embora pareça!
Um grande abraço a todos!

Anónimo disse...

Ó Quico: (resposta à letra!)

Aproveitando a penitência do Bullet, invisto em mim uma dúzia de chibatadas pelo erro :D

O mesmo não se deve a qualquer erro na classificação, mas a um mero lapso de memória, dado que escrevo os textos, muitas vezes, sem recurso a auxiliares de memória (é tudo na base da memória visual :p)... enfim, pouco profissionalismo da minha parte... ;)

Vou já rectificar o mistake! O seu a seu dono, e logo um 5º lugar tão meritório! Aliás, ficou demonstrada a utilidade da tua táctica. És um finório!!

Grd abraço.

Anónimo disse...

Primeiro quero realçar que há vários pilotos com comportamento exemplar. Há pilotos que evoluiram muito, o caso do Sousa é o melhor exemplo. Demasiado agressivo no início do campeonato, agora está um "reloginho". Boa Sousa! Até estás mais rápido! ;)
Não gostei mesmo nada de continuar a ouvir queixas dos comportamentos em pista do Moskito e do Danny... Vão ter de melhorar, para o ano vamos ser BASTANTE mais duros do que este ano. Já não vai haver desculpas por sermos inexperientes... Não é nada bonito os comissários do Kartódromo dizerem que o nosso grupo é um grupo de "loucos"... vale tudo... NÃO PODE SER!

Anónimo disse...

E eu fiquei à frente do Hugo Negrais na grelha! Onde é que puseste os óculos pá?!

PJ disse...

Antes de mais, quero agradecer ao meu capacete (um Bell em excelente estado de conservação)o facto de me ter permitido vencer esta prova. Quem o quiser adquirir, é favor ligar para +351 964439612. Obrigado Bell.

Em relação a esta prova, posso dizer que pela 1ª vez experimentei o que é fazer bingo.
Nos treinos tentei colar-me à tripla infernal (Paulo, Miguel e Hugo) para beneficiar de cones de ar e também tentar apreender naquele curto espaço de tempo a melhor forma de fazer a pista grande naquele sentido. Resultou! 3º tempo e lá fui para a 1ª manga com a consciência de ser competitivo. E sabe tão bem...

Poder usufruir de um kart bom significa ter consciência integral de tudo o que se passa. Em contraponto, quando não se é bafejado pela sorte, temos de fazer o possível e impossível para tentarmos ultrapassar e impedir sermos ultrapassados. Isso tira-nos lucidez e expõe-nos ao erro (travagens tardias e acelerações antes do tempo).

Foi espectacular ter como adversários na 1ª manga pilotos da tarimba do General, Bullet e Gatherer. Boa luta rapazes. Infelizmente não deu para ir atrás do Gonçalo que não desperdiçou a oportunidade. Mas o melhor ainda estava para vir...

A 2ª manga foi, para mim, surreal.
A meio da 1ª volta já estava a meio do pelotão, no fim da mesma volta estava em último! AHAHAHAH!
Fui arrumado contra os pneus!
A corrida foi interrompida e volta a alinhar para aquela que seria a manga que mais prazer me deu neste campeonato.
Novo bom arranque e recuperação até encontrar o Danny, Patrício, Gustavo e Miguel. Rolava agora em 6º e sentia que podia ser o meu dia já que o Hugo Negrais não pontuava, o Gonçalo e João estavam para trás (é tão bom ter consciência, não é?) e a aproximação ao Miguel estava a ser constante.
A minha luta com o Guto e Miguel foi tão linda e tão correcta e tão aguerrida e tão pensada e tão, tão...TUDO! Perfeito!
No final, os 40 pontos "pingaram" para o meu lado como poderiam ter ido para o Gustavo ou Miguel. E isso só me satisfaz mais. Foi suadinha...

*João, compreendo-te em relação às voltas. Estava atrás de ti e vi o teu desespero. Ainda por cima induzi-te em erro quando te fiz sinal que faltavam 4 voltas para o fim. Cartão vermelho sim senhor!
And thank you for your kind words

*Gustavo, amanhâ quero ver as tuas costinhas para ver se essa auto-flagelação foi conforme a ISO 9001.

Por fim queria apelar à participação em peso na última prova de modo a termos um final feliz. Eu gosto de finais felizes (costumo chorar muito)e, apesar de haver imensos pormenores a afinar para o próximo campeonato, continuo a achar que este 1º Campeonato NKO foi um tremendo sucesso.

Abraços a todos.

Anónimo disse...

Bolas, mais pauladas é que não! Se ficaste à frente do Hugo ou não, não quero saber!! Ou melhor, tudo bem... eu já mudo :)

(preciso mesmo de começar a olhar para a classificação final que vem impressa nas folhinhas...)

Anónimo disse...

By the way, Bill, a norma não é a ISO 9001, pá!

Para o caso das chibatadas aplica-se a NP 4427:2004 :D:D

Só para que se saiba :p

Quico disse...

Gustavo, dispenso-te das chibatadas (a não ser que queiras muito!). Só pretendia que corrigisses o texto.
Quanto à táctica de corrida felizmente que resultou bem! Passei-te na altura certa, uma volta depois e já não apanhava os que iam à frente.
Será que a minha alcunha vai mudar para Quiet Quico?

Vilela, parabéns pela tua vitória. Se duvidas houvesse a julgar pelos elogios mereceste. É pena que o mérito seja do capacete (comprei um mesmo agora). Se fosse das luvas...!!!
Vejo agora que tinhas razão em não querer mudar de kartódromo. Afinal a lei das probabilidades funciona mesmo.

Quanto a mim: Sinto que estou a melhorar aos poucos. Já consigo andar bastante bem em recta, agora só me falta ser competitivo nas curvas. Pró ano contem comigo!

Anónimo disse...

LOL!
Houve realmente muitas evoluções... Há pilotos que deram um salto grande, e têm ainda margem de progressão. Foi (está a ser) um campeonato MUITO porreiro, principalmente pelo excelente ambiente (fora de pista!). Com algumas afinações, o de 2009 pode ser ainda melhor...

Anónimo disse...

É com tristeza que leio “cada um terá provado o próprio veneno”, por dois motivos. Primeiro porque tal juízo deita por terra o hercúleo esforço que desenvolvi durante todo o campeonato em ser um piloto correcto (especialmente depois de duas terríveis experiências com o Sr. Simões no Kivi e com o M.A.D. à chuva – penalizantes para eles) e depois porque me atribui um tipo de comportamento que nunca tive. Admito que sou agressivo, mas sou correcto.

Na 1ª Manga, faltavam já poucas voltas para o final, fui alvo de duas “manobras” que, no meu conceito de condução, são anti-desportivas, com realce para a segunda. Vou na minha tranjectória normal, na parte mais escura do cinzento da pista, travo para a curva à esquerda, o Luís vem atrás de mim (não ao lado), faço a curva normalmente, não defendo a posição. Estou já no ponto de corda quando levo com o Luís (que trava tarde por dentro, corta a curva por cima do limitador e da relva) a meio do Kart. O kart dele desacelera para a velocidade ideal com o toque e o meu é conduzido para fora da tranjectória, perdendo aceleração e obrigando-me a subir o limitador, enquanto faço contra-brecagem para não fazer pião. Ele vai à vidinha dele e perco posição. É lógico deduzir que, se ele fizer essa manobra sem um Kart já na curva para o amprar, ele sai largo em frente.
A partir deste momento, desta “manobra” anti-desportiva, só me passou pela cabeça uma coisa, tal era o sentimento de injustiça: pô-lo fora de pista. Admito. Por pouco não tive oportunidade de o consumar, numa “manobra” também ela anti-desportiva, mas reactiva.

O Quico vinha atrás e assistiu a tudo de cadeirão. Se há coisa que reconheço em ambos é honestidade e seriedade e, por certo, não me irão desmentir.

Nunca usei a “calçadeira” por empenho pessoal e agora vejo o meu esforço “reconhecido”.

Deixo ao critério da direcção a análise que a situação mereça, ou não. O Luís é reincidente neste tipo de manobra. Outro piloto se queixou do mesmo no final da 1ª Manga.

Reconheço que a “queixa” apresentada foi fruto do calor do momento e, por conseguinte, irreflectida. Não apresento queixa nenhuma, mas apelo à reflexão do referido piloto e da direcção. Acho que deve ser dada uma “advertência”, sob pena de a “manobra” continuar a ser praticada, para bem do piloto e do pelotão. Caso contrário, o “crime compensa”.

Nesta prova partilhei a pista com o Negrais (na primeira manga), com o Paulo, o Guto, o MAD e o Patrício (na 2ª manga) e, durante dezenas de voltas, disputamos posições sempre de forma limpa, com desportivismo e (muito importante) com classe (de cada um deles).

Peço desculpa ao restante pelotão pelo alarido e pelo desconforto que tal situação possa ter gerado.

Luis Aguiar disse...

Vou fazer apenas um comentário das situações em que estive envolvido, quem de direito que tome as decisões que entender. Na primeira manga fui completamente abalroado na primeira travagem pelo Pedro Correia tendo passado para o último lugar. A partir daí foi uma prova de recuperação em que tive um arrufo com o João Sousa em que admito que forçei a ultrapassagem. Já falei com ele e mantenho o que disse, não adianta nada nem para um nem para outro tapar um piloto que vem claramente mais rápido, aí de certeza que ninguém tem queixas de mim, deixo sempre passar quem vem claramente mais rápido e tento seguir depois, sempre o fiz. Depois de passar o Sousa cheguei ao grupo onde iam o Gustavo, Quico, Dani e Negrais. Passei o Gustavo e o Quico, 2 vezes, devido a um toque que sei que não foi propositado por parte do Gustavo e quase me deixou nos pneus. Se ele não me tivesse pedido desculpa eu nem lhe tinha dito nada porque isto são provas e esses toques, na minha opinião, podem acontecer, se for para andar em filinha, como alguns querem, fico em casa. A seguir cheguei ao Dani e ao Negrais, o Negrais desviou-se já que não estava a lutar por nada e deixou-nos passar. A primeira vez que passei o Dani foi a seguir ao quebra canelas numa manobra que volto a dizer, para mim não teve nada de especial, tive efectivamente que passar na curva anterior (que practicamente nem curva é) com duas rodas por cima da relva para me colocar ao lado para a travagem seguinte, qual é o problema??? Depois o Dani voltou a recuperar a posição numa manobra em que me bastava colocar por dentro para ele não passar e optei por não o fazer. Depois voltei a ultrapassa-lo muna travagem tardia para o primeiro gancho em que ele pode efectivamente ter alguma razão de queixa pela agressividade da manobra mas nunca o coloquei em risco de ficar ali, foi apenas uma manobra igual a muitas que já fiz e que já me fizeram. Têm que concordar que com o andamento que estes Karts têm muitas vezes é necessário forçar a ultrapassagem ou andamos ali todos em filinha indiana. Volto a repetir, forçar uma ultrapassem é uma coisa, pôr fora é outra. Se eu te quisesse arrumar, Dani, tinha-te tocado na esquina da traseira e não do lado do Kart, ok? Na segunda prova, vinha com o Gonçalo atrás de mim a recuperar posições quando mais uma vez à saída do primeiro gancho me empurram na esquina da traseira durante vários metros até fazer pião e depois levar com o Miguel Pinheiro em cima, a seguir deram-me um Kart 4 segundos por volta mais lento que todos os outros e optei por desistir, quem foi prejudicado nesta prova, fui eu??? Só um último comentário, nas duas últimas provas passei efectivamente a conduzir com mais agressividade porque penso que era esse factor que me faltava e que me estava a prejudicar bastante em termos de classificação, isto dito inclusive por outros pilotos.

Luis Aguiar disse...

Nem comentei o toque do Dani em mim porque aí penso que não há dúvidas, foi completamente propositado e como o próprio disse, o objectivo dele era arrumar-me. Só conseguiu foi prejudicar-nos aos dois e beneficiar o Quico...

Anónimo disse...

Ai o menino... eu nõa lhe disse já que o "toque" indevido foi totalmente "azeiteiro" mas desprovido de malícia...?! :D

Falei contigo no final porque era minha obrigação, dado que, na verdade, podia ter-te atrasado de forma irreversível com uma manobra muito tosca da minha parte. Felizmente, foi uma questão de duas ou três curvas até me passares outra vez!

Anónimo disse...

Ups... tenho a "pena suspensa" desde a 2ª prova no KIVI... a Direcção pode usar esta minha confissão como PROVA da minha culpabilidade!!

Mais umas chibatadas no lombinho :D

Luis Aguiar disse...

Ai o menino? "devido a um toque que sei que não foi propositado por parte do Gustavo e quase me deixou nos pneus", acho que isto te iliba... Não me queixei... Guto, se alguém tem queixa de mim, és tu numa prova e o Miguel Pinheiro noutra. Agora se quiseram começar a atribuir advertências para situações como nesta prova, quase todos os pilotos do pelotão ficam com "pena suspensa"... Se me tivessem advertido naquelas duas situações que falei agora, aí sim, eu aceitava.

Anónimo disse...

Eu estou com "pena super suspensa" porque sou um "Bad Boy" das pi(s)tas!!! :D

Quico disse...

Já que fui aqui “chamado à pedra” vou dizer o que vi e o que penso.

Vi um Luís realmente aguerrido nas ultrapassagens. Na 1ª delas, na última curva da serpentina, passou com duas rodas por cima da relva para se por ao lado do Dany e assim disputar a travagem no gancho. Não vi mal nisso, pois quer dizer que ele ia mais rápido nessa zona do circuito. Na 2ª, no gancho apertado da pista grande, houve realmente toques mais fortes. Não há mal em si nos toques, mas não se pode avaliar se eles são legítimos só pelo facto de se por o outro piloto fora ou não. Se forem fruto da disputa da trajectória – tudo bem. Se forem usados para se conseguir curvar (estilo bancos de neve no rally da Suécia, lembram-se?) – tudo mal. Não posso, com toda a sinceridade, avaliar o que se passou naquela ultrapassagem. Se foi só agressividade ou se passou o risco. É uma fronteira às vezes difícil de avaliar. Na altura fiquei com a impressão que não houve exagero, mas ao ler o comentário do Dany a dizer que o Luís não conseguiria curvar se não se tivesse apoiado nele… fico na dúvida. Cada um terá que julgar por si.

E mais não digo porque já “postei” demais.

Anónimo disse...

E é por isso que HÁ e vai HAVER advertências... Só não há penalizações porque não há comissários de pista que tenham testemunhado os factos.
A Direcção, só pelos textos, já poderia advertir os pilotos! Que por acaso, até são reincidentes... e é SÓ uma advertência...

PJ disse...

"E mais não digo porque já “postei” demais."

Nada disso Quico. Postas e postas bem. A propósito...também vendo as luvas. Aliás vendo TUDO!

Obrigado e abraço.

Luis Aguiar disse...

Tenho que vir aqui escrever novamente. Tenho que admitir que me afecta bastante ser acusado de ser perigoso para o resto do pelotão. Ando nas corridas desde que me lembro (e mesmo antes de me lembrar) e acho que posso dizer que deve ser dos assuntos em que posso falar mais à vontade. Em primeiro lugar estamos aqui sempre a falar do ponto de vista de quem vem atrás e quando há uma luta há dois pontos de vista. O piloto que é alvo de uma tentativa de ultrapassagem já sabe que quem vem atrás vai travar o mais tarde possivel, muito mais naqueles Karts em que não há grandes possibilidades de o fazer de outra maneira se o andamento em recta for semelhante, o cone de ar é de rir porque só funciona até se sair da traseira. Ora, se o piloto que vai ser ultrapassado mantem a mesma trajectória que faria normalmente vai haver toque quase de certeza. Já várias vezes eu me deixei ultrapassar e se efectivamente quem me ultrapassou tiver exagerado na travagem volta a ser ultrapassado à saída, não há que saber... Tu, Dani, só me voltas a ultrapassar na bancada porque eu me apercebo que vais tentar, levanto o pé e curvo por fora, se tivesse mantido a trajectória tinhamos mais um caso e segundo o teu ponto de vista a culpa seria sempre tua. Andar aos "esses" na pista para defender uma posição, no meu poto de vista é igualmente incorrecto, por exemplo. Há que ter cuidado com os exageros, concordo, fui demasiado optimista nos dois casos que já referi antes, não nesta prova e se me quiserem advertir por aí tudo bem. Fiquei altamente surpreso quando te dirigiste a mim no fim da prova e se alguém que admite que a partir de determinada altura tem como unico objectivo arrumar alguém não é desclassificado, não sei o que é preciso para se ser desclassificado, já o disse à direcção. Felizmente quem vinha atrás sabe o que são corridas e viu a prova da mesma forma que eu. É minha convicção e defendo desde sempre isto para o automobilismo em geral, que são mentalidades como a do Dani e do Hugo (desculpa chamar-te para aqui mas estivemos a conversar sobre isto) que fazem com que a maior parte das pistas hoje em dia estejam às moscas e que não haja ultrapassagens. É que sempre que há um toque tem de ser culpa de alguém quando imensas vezes é apenas uma luta por uma posição. Em jeito de brincadeira, Fórmula 1 sei que vês Dani, aquela famosa luta entre o Arnoux e o Villeneuve até te deve doer, deviam ter sido os dois desclassificados, suponho... Já agora Quico, não vi a tua opinião sobre o toque do Dani em mim a duas curvas do fim naquela claríssima tentativa de me arrumar, quase que conseguia segundo o próprio: "A partir deste momento, desta “manobra” anti-desportiva, só me passou pela cabeça uma coisa, tal era o sentimento de injustiça: pô-lo fora de pista. Admito. Por pouco não tive oportunidade de o consumar, numa “manobra” também ela anti-desportiva, mas reactiva".
Não me arrumou mas fez-me perder uma posição para o Quico, espero que sirva de consolo...

Anónimo disse...

Boa noite a todos.

Já faz algum tempo que não posto nada no blog, mas perante os comentários que estive a ler, não posso passar sem exprimir a minha opinião.
A maior parte de vós já deve conhecer a minha opinião sobre as manobras permitidas ou não em pista. Eu defendo principalmente a segurança em pista e digo sinceramente que o que costumo ver é uma "selva" em que cada um luta com as armas que tem à sua disposição.
É interessante ouvir a opinião de algumas pessoas de que os toques são normais, ou o gajo vai mais lento por isso pode-se dar um chega para lá, ou que isto não é para "meninas" (sem querer ofendê-las). Bull shit!!! A verdadeira razão é que os karts não são nossos, são uma "bosta" e que, por isso, estamo-nos borrifando para o que lhes acontece. Digo-vos, se os karts fossem nossos, não havia 1% dos contactos que existem actualmente. Aposto que nem precisaríamos de comissários de prova. Aí, sim, gostaria de ver quem teria os "cojones" no sítio para cortar uma curva, ou para entrar em disputa com um outro kart numa curva em que se fizer um pião, pode vir um outro kart e rebentar com o seu como aconteceu nestas duas corridas. Num cenário destes, gostaria de ver os gajos com "cojones" para assumir os custos que podem causar.
Um bom piloto é, na minha opinião, o piloto que perante qualquer adversidade, consegue manter a sua cabeça fria para não ir por caminhos menos "lícitos", com o intuito de colmatar alguma deficiência do kart ou da condução do piloto.
Falando por mim, como sou demasiado pesado não ando nas lutas que muitas vezes levam a esse tipo de comportamento menos "lícitos". No entanto, por andar atrás dos outros, isso dá-me a oportunidade de ver o que muita gente não vê e que até arrepia. Permite-me também ver o que certas pessoas entendem como toques "normais". E tendo em conta estes aspectos, espero que para o ano se opte pela adopção de regras claras e penalizadoras para os infractores e que se adopte o sistema de supervisão através de comissários de prova.

Quico disse...

Lá vou ter que botar mais uma posta!

Luís, não ter dito nada do toque que o Danny te deu foi uma omissão propositada, pois achei que sobre isso já estava tudo dito pelo próprio Danny, quer logo no fim da manga quer aqui no blog. Não é preciso explicar o que já está esclarecido. Reacções a quente é no que dá e o Danny já o admitiu, confirmando a boa impressão que tenho dele do pouco que o (des)conheço.

Mais uma vez quantos aos toques legítimos ou ilegítimos: considero, como em muitas outras coisas, que a virtude está no meio. Não quero que sejamos uns meninos todos bem comportados a andar em fila, como também não quero que sejamos considerados uma cambada de malucos. A fronteira é que é difícil de definir. Se houvesse comissários de pista podia haver critérios mais homogéneos, mas como não há…E claro haverá sempre pilotos mais defensivos e outros mais aguerridos, que se verão, como é evidente, mais vezes envolvidos em polémicas.

Anónimo disse...

Os comentários conjuntos do Bomber e do Quick fazem uma súmula daquilo que há a reter desta "trapalhada": a fronteira do bom senso. Temos que ser aguerridos e agressivos, lutar dentro de pista, dar o nosso melhor, procurar ganhar... mas com um comportamento desportivo.

Partilho da opinião do Luís quando este diz que "é quase impossível" não haver toques; no fundo, é verdade, mas há que distinguir um "toque" (encosto) de uma "colisão" (a calçadeira e o empurrão deliberado).

Além disso, sejamos mais "compreensivos" com aquilo que se passa dentro da pista; não que tenhamos que fechar os olhos, mas procuremos manter a cabeça mais fria, não achar que é sempre "uma manobra anti-desportiva", e permitir que a tampa nos salte a cada instante. O diálogo acaba sempre por ser a melhor decisão, logo, nada melhor do que ir falar com o piloto em vez de tirar satisfações.

Realço aquilo que já foi aqui dito dezenas de vezes: somos TODOS amigos e o nosso objectivo é conviver e estreitar laços. Estou lá para isso. Dentro da pista, procuro ganhar. Mas não confundo as coisas (embora também cometa excessos como qualquer piloto pode cometer).

Anónimo disse...

Aprendi, a custo, que a pilotagem de Karts se faz numa parte sinuosa e abrasiva chamada pista. Esta é normalmente feita de alcatrão e tem uma zona mais escura a que chamam tranjectória. Podemos usar os correctores, embora haja situações em que os mesmos são uma desvantagem.

Relativamente aos toques, as protecções laterais do Kart são para proteger (tal como a palavra indica) os mesmos, não para dar vantagem a qualquer piloto em qualquer momento da corrida (Nota: é só a minha opinião). O bom senso permite usá-las até certo ponto para tocarmos nos outros. Correcto. O incorrecto é fazer disso regra e partir para uma disputa de posição já na predisposição de as “usar”.

Quanto à “filinha indiana”, não posso discordar mais dessa opinião. Fiz, vi e ouvi muitos pilotos relatar grandes disputas de posição sem toques. Penso que esta experiência é comum à maioria dos pilotos do pelotão e esta deve ser a regra. É preciso esperar pelo momento certo e pressionar para que ele aconteça o mais rápido possível.

Aceito a advertência, reconheço não ter tido fair-play na “manobra” e vou fazer um esforço para que nunca mais aconteça. Contudo não concordo quando me aplicam o título de “reincidente”.

Finalmente, Luís não lês no meu comentário, nem explícita nem implicitamente, acusar-te de má fé. A “manobra” foi utilizada para ganhar posição. Só. Não tenho dúvidas disso. Mas, na minha opinião, de forma incorrecta. Já corremos todos juntos há quase 1 ano e penso que já não deviamos estar a ter este tipo de discussões. É algo que já devia estar assimilado por todos. Daí ter sugerido a advertência (sabendo que também merecia uma). Não posso ser mais esclarecedor.

Se o comentário contribuir para que se corra de forma limpa como quase todos já o fazem, porreiro. Se não, corra-se como cada um entender melhor, fazendo o uso que achar mais apropriado das protecções do Kart e da área/terreno onde a pista está implantada. Afinal, quem sou eu para tentar contribuir para a evolução da qualidade do campeonato?

Anónimo disse...

Dani.
Se bem te lembras tu, na primeira prova deste campeonato (Indoor), tiveste uma situação menos correcta com o piloto João C. Simões, por ti admitida no final da respectiva manga. Depois disso, na segunda prova (Kartódromo de Viana, prova à chuva) tiveste outra situação, também por ti admitida, em que puseste fora o Paulo Vilela.
Se ainda assim achas que não és reincidente...

Luis Aguiar disse...

Só para reiterar tudo o que já disse antes, não mudo nada. Continuo a não ver nada de incorrecto em nenhuma das manobras. Quanto às advertências, não sei o que a direcção vai fazer mas acho que um piloto que faz X voltas de uma prova com o intuito de colocar fora outro e o admite, não é uma advertência que deve ter (principalmente sendo reeincidente)... Acho que não se está a dar a essas afirmações a importância que elas realmente têm. Quer dizer, quando alguém der um toque ao Dani e ele "achar" que foi incorrecto corre o risco de depois ser arrumado... Enfim, quem admite isto e depois se queixa de duas rodas na relva... Não sei que dizer mais, apenas que estou desiludido e que só espero que as penalizações não sejam iguais. E mais, aceito uma possivel advertência apenas pelos dois toques em provas anteriores, não por esta, é bom que isto fique claro. Tenho pena Dani, fica chateado se quiseres mas eu também fiquei muito desiludido quando te dirigiste a mim daquela forma no final da prova. Não sei se reparaste mas apesar daquele teu "toque" me ter feito perder uma posição a minha reacção natural depois de cortar a meta foi dar os parabéns ao Quico. Nem fui tirar satisfações contigo nem com o Gustavo, nem me apercebi em pista das tuas intenções, para mim foi sempre uma disputa por um lugar em que até o teu toque pode acontecer, não iria nem falar contigo sobre isso. A única pessoa a quem me dirigi foi ao piloto convidado Pedro Correia que apesar de ser convidado conseguiu estragar a prova a várias pessoas.

Pedro Vasconcelos disse...

Eu não quero ser intriguista e nem sequer lá estava...MAS ISTO COMIGO NÃO FICAVA ASSIM!

Isto não é nenhuma secção de anúncios!senão para a semana começo a vender sapatos e a inflacionar preços! Loafers e Monks a 40€ o par!!!e a mãe!

Abordando um pouco o assunto, apenas algumas palavras!

1 - Parece-me estranho que os defensores destas corridas genero BTCC sejam também os mais irados no fim das provas quando lhes fazem algo do género! Castiço e tal...!

2 - Com esta historia das advertências e etc. quem se sente realmente injustiçado sou eu!
O facto de não haver penalizações imediatas de quebra de pontos ou descida de posições faz simplesmente uma coisa!
O CRIME COMPENSA!se é Dolo ou Negligencia são outros 500!mas é crime e compensou para muito boa gente com grande idoneidade, imparcialidade e grande dom de palavra.

3 - PISAR O RISCO COMPENSA porque pelos vistos a nossa Autoridade Reguladora e Supervisor é tipo Vítor Constâncio!Nem depois de se confessar um crime se vai preso!Deve ser por causa do estatuto de ARREPENDIDO!


4 - No caso de as coisas para o ano realmente mudarem e termos PENALTES a serio e em tempo real(...ao invés de palmadinhas nas costas a que se segue um almoço de confraternização!) Eu exijo usar os créditos que ainda tenho com a "Supervisão" e que ainda não gastei! Para o ano também quero só perder pontos à terceira vez que "arrume" com algum outro concorrente.

5 - Quanto aos "cojones" desses ditos pilotos, qualquer aluno de 5º ano faz uma função injectiva dessas!
y=f(x)*K
y - Cojones
X - Dinheiro
K - Tamanho de conta bancaria, com offshore banking incluído!
Porque senão a supervisão não acha piada!

6 - Eu também já ultrapassei outros com as rodas de dentro metidas na relva!simplesmente não toquei na pessoa que ultrapassei!E há uma pessoa que fez a mesma manobra que eu!eu não digo quem é, mas que anda a vender artigos no blog, isso anda!

NÃO ME VOU ESQUECER QUE A ENTIDADE SUPERVISORA ESTÁ EM CREDITO COMIGO!


saudações sindicais e um grande jacto de agua para todos!

Pedro Vasconcelos disse...

Quase me esquecia!

Aqueles que tal como eu nunca precisaram de PALMADINHAS NAS COSTAS para se portarem como é suposto, autorizo desde já que subscrevam as minhas reivindicações!
Ou entao uns pontinhos extra no fim do campeonato tambem vinham bem!
Isto de medalhas de cortiça já era...

Anónimo disse...

!! Amazing, Pedro!!! :D

Quem é que anda a "bendere" artigos aqui no blog???!!!

Ai se eu o apanho... o moina...

Anónimo disse...

Eheheh!

Neste primeiro ano não queria "bater" em ninguém... espero que não vá ser preciso. O que vai ser preciso é uma (ou várias) sessões de esclarecimento... da forma de pilotar... até pode haver exemplos práticos... em pista.

Pedro Vasconcelos disse...

Meus caros!
Por dizer as coisas na brincadeira não quer dizer que aquilo que eu disse seja para ser levado na brincadeira!
É para ser levado muito a serio!

Ou se aplicam sanções, ou se dá credito ao género de jogo de pinball (onde há 3 vidas antes de morrer - igual para todos).
Se organização só actua para a frente e não retroactivamente, então aí eu sou o primeiro a perguntar...

MAS QUE RAIO DE JUSTIÇA E DE LEIS SÃO ESTAS?

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS????

COMIGO NÃO! EU EXIJO SER TRATADO COM A MESMA TOLERÂNCIA/BENEVOLÊNCIA/LAISSEZ-FAIRE LAISSEZ-PASSÉ que os outros!

EU TAMBEM ME QUERO DAR AO LUXO DE, NA ULTIMA PROVA, PODER DAR UM TOQUE DESSES. ESPECIALMENTE A UM PILOTO QUE ESTEJA A DISCUTIR A POSIÇAO COMIGO NO CAMPEONATO!E NAO ME ACONTECER NADA!


Eu gostava muito que se a organização se mentalizasse da gravidade e das consequencias da sua nao-acçao!
E se não consegue agradar a todos, pelo menos devia ter o cuidado de agradar primeiramente às pessoas justas, correctas e das quais ninguém tem razão de queixa ( incluam-me se quiserem aqui pq eu não sou presunçoso o suficiente para o fazer)

nao estou a dizer que se penalize este ou aquele por uma questao de pessoalizar seja o que for!
é aplicar regras com dureza se preciso for! mais nao seja para que se dê o exemplo! ... Pelo menos enquanto se tem legitimidade para isso!

Anónimo disse...

Pedro, não abras a boca em demasia... antes do tempo! Mandar atoardas em todas as direcções não adianta nada. Vamos aguardar pelas decisões.

Depois, sim, dirás de tua justiça.

PJ disse...

«I don't know driving in another way which isn't risky. Each one has to improve himself. Each driver has its limit. My limit is a little bit further than other's.»
Ayrton Senna

And, at the end of the day, the only thing that really matters is that... (m.a.d. billy)

«You will never know the feeling of a driver when winning a race. The helmet hides feelings that cannot be understood.»
Ayrton Senna

Pedro Vasconcelos disse...

desculpa Gustavo
mas agora fiquei com uma pequena duvida!

Quais decisões?

É que as decisões referentes a esta prova ainda se vai a tempo...
Porem no que toca a todas as situação que levaram a esta sensação de impunidade...(porque para mim este é o sentimento) essas já foram tomadas durante o campeonato!

TODA ESTA CONVERSA É NADA MAIS DO QUE O EPILOGO DE TUDO!

Anónimo disse...

Acertaste em cheio, Pedro; decisões passadas não movem moínhos. Nada a fazer a não ser retirar algumas ilações. Servem de exemplo.

Anónimo disse...

Não te esqueças que é tudo novo para todos (ou quase todos)... desde a organização à pilotagem. Houve alguns excessos que podiam, e talvez até devessem, ter sido punidos. Mas o importante, e foi isso que se tentou, era fazer com que os pilotos melhorassem, a todos os níveis. De uma maneira geral acho que todos foram melhorando, com excepção de algumas situações... situações essas que não vão passar impunes no próximo ano.

Pedro Vasconcelos disse...

Entendendo esta resposta nao como um contra-argumento, mas como uma justificaçao à actuaçao da organizaçao... cabe apenas dizer-me

Thank you for making my point.

Tambem nao deixa de ser interessante o facto de os pilotos que eram totalmente inexperientes até nao se terem gerado grande polemica!

Salvo raras e honrosas excepçoes (na qual eu tenho a presunçao de me incluir) foram os pilotos "com mais à vontade no assunto" (fim de citaçao) os que mais dor de cabeça deram!

Mas esta resposta tua deixa-me assaz radiante!!!

"com excepção de algumas situações... situações essas que não vão passar impunes no próximo ano."

Quer dizer que eu esta ultima prova posso queimar os meus creditos e pegar fogo ao circo e cantar BURN BABY BURN????
How amusing...!!!

(Brincadeirinha) mas se puder responde por mail ou sms...!Tambem ninguem precisa de saber que eu tenho "ORDEM P'RA QUEIMAR"