quarta-feira, março 25, 2009

Formato da Prova II - Fafe

Apresentamos de seguida a estrutura da próxima prova, em Fafe.

Os pilotos inscritos serão divididos em 2 grupos, feitos a partir da classificação geral actual.

Grupo A

- General
- TT
- Mustache
- Moskito
- Bullet
- Heavyweight
- Speedy
- Feather
- Senna

Grupo B

- Stone
- M.A.D
- Fox
- Superman
- Quick
- Bomber
- C.razy
- Kid

OBS: Estes grupos são provisórios. Ainda está em dúvida a entrada de 2 pilotos mais. Poderá haver uma ligeira alteração que terá implicação só no último piloto de cada grupo.

Feito o sorteio dos karts, o primeiro grupo a entrar será o Grupo B, que fará os 10 minutos de treino e, logo de seguida, a primeira manga de 15 minutos. Embora a classificação conte, obviamente, o que irá decidir a passagem às finalíssimas A e B será o tempo de corrida final.
Após conclusão da corrida do Grupo B, entrará em acção o Grupo A, com 10 minutos de treinos e a primeira manga de 15 minutos.

Como referido, a classificação geral será estabelecida perante os tempos totais de cada um dos pilotos nas primeiras mangas dos grupos. Feita a geral da primeira manga, os 8/9 melhores passarão para a finalíssima A, indo os restantes para a finalíssima B. As finalíssimas têm a duração de 15 min cada.

Atenção que na finalíssima A as posições serão invertidas (1º para 8º, 2º para 7º, etc). No caso da finalíssima B, não há inversão. Cada piloto partirá do lugar em que ficou na geral da primeira manga.

Os karts serão sorteados para os treinos + primeira manga, e de novo para as finalíssimas.

De um modo simplista e genérico, assim se procederá na prova de Fafe.

8 reacções:

Anónimo disse...

Acho interessante o formato, dado as condicionantes.

Só vejo um pequeno, pequenino senão:
Quem estiver no Grupo A, segundos a entrar em pista, vai ter uma enorme vantagem para a conquista do ponto para a volta mais rápida dos treinos.

De resto, tudo perfeito!

Abraços

Anónimo disse...

Boa, Quico.

Acho que já tenho a solução... :)

Depois a Direcção comunica.

Anónimo disse...

Lembrei-me agora de outra coisa:
Nas finalíssimas como é feita a classificação? Conta a posição em pista ou é na mesma pelo tempo absoluto da prova?
É que no caso de ser a primeira hipótese um piloto que tenha um azar na 1ª manga fica sem possibilidades de recuperar além da 9ª posição…

Anónimo disse...

O segundo pelotão teria vantagem durante 2/3 minutos (o tempo de aquecer bem os pneus). Mas faz-se um intervalinho de 5/10 min entre mangas para o kart arrefecer... ;)
Nas finalíssimas conta a posição na manga e não o tempo total de corrida. Quem tiver azar na primeira... :(

Anónimo disse...

No Kivi essa vantagem era MUITO mais acentuada porque, além dos pneus estarem mais à temperatura, também o piso da própria pista ia aquecendo e melhorava significativamente. Aqui, o melhoria do piso não é muito relevante.

Anónimo disse...

Ok, de acordo.

São as contingências das corridas! :-)

Anónimo disse...

Boas,

Só tenho uma duvida em relaçao ao formato das corridas:
Nos treinos tb conta o tempo total, ou a melhor volta?
Na minha opinião acho que seria mais interesse, fazer 5 min treinos + 15 min e as finais, já que são disputas directas de lugares, e não por tempo total, fazer 20 minutos. faziamos todos na mesma 40 min. Já que a grelha é invertida, dava mais tempo aos teóricamente mais rápidos de tentar chegar aos lugares da frente, já que Fafe é uma pista muito dificil de ganhar posições, quando há ritmos de andamento identicos.
Fica a minha sugestão.
Abraço
Alex Senna

Anónimo disse...

Nos treinos conta a melhor volta.
Eu também sou favorável aos 5 min de treinos, o problema é que há pilotos que não conhecem Fafe e, com 10 min, têm mais algum tempo de adaptação...
De qq forma, pode-se colocar a questão aos pilotos.