terça-feira, junho 16, 2009

Inscritos na IV Prova NKO

Já confirmados:

1 - General Abreu
2 - João C.Razy Simões
3 - Guto Fox
4 - Quick Quico
5 - Mad Billy
6 - José Superman António
7 - João Stone Mendonça
8 - Luís Moskito Aguiar
9 - João Bullet Simões
10 - TT Danny
11 - Kid Ferreira
12 - Speedy Xano
13 - Pedro Feather Vasconcelos

28 reacções:

Gonçalo disse...

Não se esqueçam que vão ser feitas algumas alterações no formato da prova, alterações essas já comunicadas aos pilotos.
Na altura acho que nos esquecemos de referir que, como não há inversão de posições da manga 1 para a 2, também não há diferenciação na pontuação a atribuir às diferentes mangas. A pontuação é, para as duas, a que se costuma atribuir à manga 1.
Estas alterações são relativas somente a esta prova, na prova seguinte voltamos ao sistema "normal".

Gonçalo disse...

Ainda não está decidido se o formato é 5+15+5+15, com treinos para as duas mangas ou 10+15+15, neste formato só haveria treinos para a primeira manga e a grelha da segunda manga seria pelas posições da manga 1.
A primeira hipótese é a mais justa e a que eu defendo mas, saem ligeiramente prejudicados os pilotos que precisem de mais um tempinho de habituação aos karts e pista...
Qual é a vossa opinião?

Paulo disse...

Prefiro a 1ª opção. Contudo, tentaria, junto dos responsáveis do kartódromo, "sacar" mais 5 min de treinos livres antes dos 1ºs treinos cronometrados.

Quico disse...

O meu voto vai para.... 10+15+15

Penso que é melhor para todos, enquanto a outra opção é melhor só para alguns. E não falo só daqueles que já conhecem Fátima, refiro-me também aos que têm mais facilidade em "aprender" os karts e a pista. (repeti o que o Gonçalo disse, mas agora já está escrito)

No entanto se sacarem mais 5 minutinhos... tudo muda de figura.

Guto disse...

Eu aposto no formato 5 + 15 + 5 + 15. Saliento dois motivos: primeiro, seria uma novidade termos duas sessões de qualificação; segundo, e dadas as características da prova, penso que seria o melhor formato.

Adianto que tentaremos, junto do kartódromo, assegurar que os pilotos tenham 2 ou 3 voltas antes dos primeiros treinos (ou seja, antes do relógio começar a contar), para «ambientação» à pista e aos karts. (Isto apenas na opção dos 5 + 15 + 5 + 15; na outra, teríamos 10 minutos de treinos, perfeitamente suficientes para a necessária habituação).

The Stone João Mendonça disse...

ABSTENÇÃO!...como é em relação aos karts da 1ª para a 2ª manga?...isso influencia a minha preferência por uma ou outra opção.

Gonçalo disse...

Trocam-se os karts. O primeiro para último, segundo para penúltimo...
Os pilotos, não havendo treino para a segunda manga, mantêm o lugar obtido na primeira.

The Stone João Mendonça disse...

Não me recordo do tempo por volta médio naquela pista mas p.elo que me lembro é extensa e 5 minutos de treino apenas dará para fazer 3 voltas imagino. Dadas as circunstâncias e o desconhecimento da pista pela maioria voto em 10+15+15, apesar de achar interessante a outra opção por ter 2 qualificações.

Paulo disse...

João,

Creio que todos fizemos tempos do minuto para baixo, ou seja 5 minutos são 5 voltas.

Na 1ª manga o melhor tempo NKO foi de 1:00:853
Na 2ª manga 1:00:869
Na 3ª manga 58:131
Na 4ª manga 59:062
Na 5ª manga 58:882

Estes tempos são referentes a treinos. Nas corridas os tempos baixaram ligeiramente.

Se quiserem posso fornecer a tabela excel com os tempos de todas as mangas de treinos e corridas.

Abraços

Gonçalo disse...

É para fazer tempos abaixo do 1:00:00. É provável que se façam tempos na ordem dos 00:55:OO, digo eu...
5 voltinhas de treino, já não e mau... ;)
Eu queria o vosso voto. Para já, está:

Opção 1: 3 votos
Opção 2: 2 votos

Pedia aos restantes pilotos para votar...

Pedro Vasconcelos disse...

boa noite a todos!
Eu voto nos 10 minutos.
10+15+15
é de maior interesse ganhar ritmo no circuito do que propriamente saber se o kart é bom ou mau.
parte-se para a corrida com mais conhecimento da pista

Gonçalo disse...

Estamos empatados nas opções... 3 votos cada. :)
Vamos lá ver se há mais pessoal com opinião...

Gonçalo disse...

Eu defendo as 2 qualificações, 5+5, essencialmente por um motivo. Pode dar-se o caso de um piloto ter tido azar na primeira manga, ter ficado nos últimos lugares por um qq problema, e ter andamento para andar nos primeiros. Nesse caso, vai ter de partir nos últimos para a segunda manga e vai-se ver "grego" nas ultrapassagens... esta prova não é como as habituais, em que dá para passar "meia-dúzia" em duas voltas e de qualquer maneira. Quando houver andamentos mais ou menos similares vai ser muito complicado de ultrapassar. Não dá para arriscar... Vão ser muitas voltas em "filinha". ;)

T T Danny disse...

Viva!

Penso que a prova deve ter o seguinte formato:

1)Treino de 10 minutos

2) 1ª manga de 15 minutos, com partida lançada. Nenhum piloto deverá ultrapassar outro antes da linha da meta/largada (como sempre, cada qual é dono da sua vontade e age de acordo com a sua consciência).

3) 2ª manga de 15 minutos, com partida lançada. Inversão das 8 primeiras posições da 1ª Manga para a 2ª e troca global de karts (1º como último, etc).

Não acho que haja necessidade de eliminar a inversão de posições na grelha. Podemos é reduzir o n.º de posições a trocar (se estão inscritos 15 pilotos, parece-me aceitável que metade troque de posição).
10 minutos de treino e 15 de prova é tempo mais que suficiente para todos os pilotos ficarem a conhecer a pista e os karts. Todos os pilotos terão oportunidade de avaliar a fragilidade dos bicos dos karts na 1ª manga e, dessa forma, adaptar a sua forma de conduzir para a 2ª manga. Não penso que seja necessário eliminar de todo a inversão. É tapar o sol com a peneira ou mesmo enterrar a cabeça na terra. O argumento “fila indiana” para mim não é válido. O 1º, por exemplo, terá de mostrar na 2ª manga que é capaz de largar da 8ª posição e fazer uma corrida limpa sem levar os karts à frente. O mesmo se aplica ao 2º e por aí em diante. Devemos, portanto, mudar a nossa forma de conduzir e adaptá-la às características das pistas e dos karts e não o contrário. Mudar o formato da prova é passar um atestado de incompetência ao pelotão do NKO. Todos nós somos capazes de chegar a Fátima e fazer uma corrida limpa. Temos é de começar a pensar que, saindo da 8ª posição posso chegar ao final da prova em 6º, 7º. Actualmente pensamos que, partindo de 16º podemos chegar em 1º no final da primeira volta, mesmo que para tal tenhamos que comer relvas e mandar uns cacetes noutros pilotos.

Abraços.

T T Danny disse...

Os pilotos, assim que cheguem ao Kartódromo de Fátima e virem os karts, logo perceberão que:

- os karts não têm protecções e o bico saltam ao mais ligeiro toque (até mesmo se pisarem os correctores repetidamente); logo, chegarão ao conclusão que terão de fazer cuidado para evitar bater noutro kart e para evitar que outro kart lhes bata.

- na 1º e 2ª curvas apenas cabem 2 karts lado-a-lado (quem tentar meter um 3º kart vai ficar sem bico - falo por experiência); logo, os pilotos chegarão à conclusão que mais vale manter a posição e o bico que tentar uma manobra arriscada e passar para último com 25 segundos de atraso para o penúltimo.

Depois, é pensar numa posição de cada vez e andar para a frente. Se ficarem atrás de outro piloto a prova toda, paciência. Se após algumas voltas atrás perceberam onde podem passar, perfeito. As corridas são assim mesmo.

Gonçalo disse...

Eu também seria um acérrimo defensor da corrida no seu formato normal, se não soubesse o que "a casa gasta"... não há nenhuma prova do NKO sem incidentes. Se eu achasse que o pelotão estava pronto para uma prova deste género, c tantas condicionantes, era o primeiro a defende-la. Acho até que poderá ser precipitado irmos correr a Fátima.
Um dos motivos para lá irmos correr é, precisamente, para incutir outra mentalidade no pelotão.
Estar a achar que, com karts mais potentes, com falta de experiência, com falta de "calma", tudo vai correr bem... é ter muito boa vontade. ;)
O desafio de tentar fazer uma corrida de trás para a frente, naquele circuito e com karts daqueles é fabuloso. O meu receio é que a prova se transforme num "circo", estou a ver o tipo de condução do pelotão e... Jasus!Fechar os olhos a esse pormenor pode dar muito mau resultado...
Até porque, se for essa a vontade da maioria, eu não me importo nada de manter tudo na mesma.

Gonçalo disse...

Em qualquer tipo de competição automóvel, quando se acha que não estão reunidas todas as condições de segurança para a realização da prova no seu formato normal, também se fazem ligeiras alterações para se garantir um desenrolar da prova com o menor número de incidentes possível. É o que estamos a tentar fazer, está MUITO longe de querermos meter a cabeça na areia. Meter a cabeça na areia, era não levar o NKO até Fátima e não querer que este evoluísse. Isso sim seria passar um atestado de incompetência ao pelotão...

Gonçalo disse...

Como organização (e tb como piloto) é meu objectivo que sejemos sempre melhores. Nesse sentido, vamos "arriscar" na prova em Fátima. Não quero é dar um "tiro no pé"... ;)

T T Danny disse...

A minha opinião está dada.

Caso a direcção (a quem reconheço competência para tal) decida alterar o formato, então penso que cada manga deve ser precedida de qualificação. Se fôr possível dar 2 ou 3 voltinhas extra na 1ª sessão de treinos cronometrados, perfeito.

Desta forma estamos a dar a possibilidade a um piloto (que fez 12º na qualificação e 10º na corrida por não conhecer a pista) lutar pela pole na 2ª manga.

Abraços.

Gonçalo disse...

Para dar esse tipo de hipótese, eu defendo tb esse formato.

Paulo disse...

Como está a votação?

Paulo disse...

Só um comentário aos comentários.

Estando básicamente de acordo com o que o Gonçalo e o Dani escrevem, creio que o FUNDAMENTAL desta corrida é proporcionar a todos uma corrida diferente, muito mais exigente e emotiva. Como já tive oportunidade de referir a alguns elementos do NKO, fazer cerca de 400 km para ir correr naqueles karts vale a pena. Para ir correr nos vulgares 270cc, já tenho as minhas dúvidas.

Contudo, pelo que pude perceber nem isso está assegurado e irá depender do nosso comportamento durante os treinos. Por tudo isto é essencial que os pilotos tenham a consciência da importância de um bom comportamento.

O formato, apesar de importante para a direcção definir a prova, na minha opinião deve ser "relegado" para 2º plano. O essencial é fazer a corrida, naquele circuito e com aqueles karts.

Gonçalo disse...

Com 13 pilot(a)s não vai ser fácil... :(
Ninguém arranja um amigo?

Quico disse...

Fazendo então o meu balanço julgo poder resumir:

- se for possível as 3 voltinhas extra antes do treino, o formato preferido será 5+15+5+15

- se não se conseguir as tais 3 voltas, aí as opiniões já se dividem mais e então eu proponho o voto de dedo no ar no próprio dia

Isto, claro, sem pôr a hipotese de não se correr nos karts 390, que nem pensar nisso é bom!

Gonçalo disse...

LOL! Era bonito era...

Gonçalo disse...

O problema é que os gajos só nos deixam correr nos 390cc, com um mínimo de 15 participantes... não sei como vai ser...

Paulo disse...

Um convite a duas freiras do convento e tá o caso arrumado.

Gonçalo disse...

Podia ser... :)