sábado, fevereiro 20, 2010

NKOK - Fafe I

Gostaria de fazer uma breve crónica àquela que foi a primeira prova do nosso novo NKOK, uma parceria de que muito me orgulho de fazer parte. O ambiente que reinou no kartódromo de Fafe foi salutar, as pessoas demonstraram todas grande simpatia, e estou em crer que, futuramente, com mais conhecimento e à-vontade recíprocos, o grupo ganhará coesão e camaradagem.
Um palavra de apreço aos restantes membros da organização, quer pelo empenho, quer pela forma como prepararam e desempenharam as suas funções.
No que concerne à corrida, em si, ou melhor, às corridas, resta um sabor de certa forma agridoce. Ficou claro que há pilotos de top neste campeonato, capazes de ombrearem com outros grandes pilotos que por aí pontifiquem; pareceu-me óbvio que haverá muitos pilotos com possibilidades de franca evolução; e estou certo que ter um campeonato com 20 ou mais pilotos, a cada prova, será um luxo que teremos que aproveitar - para sermos mais competitivos e mais conscientes em pista - elevando o NKOK a altos patamares.
Essa será a grande tónica deste NKOK 2010 - a necessidade urgente de educar os pilotos, não só para nosso próprio benefício, mas também para que, noutros campeonatos, sejamos sempre bem vistos. É e será condição essencial neste «futuro presente».
Por fim, não poderia deixar uma palavra de apreço aos 3 grandes vencedores da prova de hoje:
# ao Alex pelo brilhantismo e pela classe com que «limpou» tudo o que havia para limpar, sem migalhas;
# ao TT Danny pela majestosa exibição que rubricou, certamente a melhor da curta carreira;
# ao nosso General, pela faca nos dentes, sempre cirúrgico e em grande forma.
Boas provas também do Amazing e do Moskito, muito esforçado, e outras mais aziagas para habitués de outras andanças como o Stone, M.A.D. e Rasteirinho :)
Houve também boas participações de pilotos cujo nome ainda não sou capaz de ligar aos respectivos capacetes!
No fundo, deixo aqui os meus votos para que este ano seja de aprendizagem, divertimento (é o principal!), e, acima de tudo, RESPEITO dentro da pista.
Acentuemos esta necessidade.

13 reacções:

General disse...

Tenho dito!

Houve muita "vontade" e pouco espaço em pista... eu que o diga... ehehe.
Já todos sabemos que Fafe é um circuito problemático, largadas difíceis e corridas "perigosas" onde qualquer movimento mais duro pode ter consequências.
E, como não podia deixar de ser, esta prova teve disso tudo... 3 largadas com incidentes, eu fui dos pilotos que perdeu MONTES de lugares por ter sido prejudicado. Como a minha vontade também era muita, as minhas duas mangas foram as duas COMPLETAMENTE a fundo! Infelizmente não foram mangas 100% limpas, um "chega para lá" aqui, um "chega para lá" ali... enfim, só quem não faz e/ou vê corridas é que acha que estas coisas não são "normais"... a minha preocupação foi não por ninguém "fora". Foram realmente 2/3 discussões de lugar mais duras mas se assim não for , em Fafe, não há corridas... há passeio.
Sou daqueles que defendem corridas limpas, com honestidade... mas sou dos "duros"! Por vezes, lá sai um toque mais aguerrido... sempre com o cuidado de não prejudicar o adversário. Arrisco SEMPRE mais um bocado quando acho que tenho um andamento superior aos pilotos que seguem à minha frente, foi o que aconteceu em Fafe...

Com este discurso todo, quero que percebam que não concordo NADA com o "warning" de que fui alvo. Aceito-o, claro. E com mais boa vontade por pertencer à organização e mostrar com isso que, este ano, não vamos deixar que certos comportamentos do "antigamente" façam parte do presente.
Em condições normais acharia-o tremendamente injusto. Ainda ouvi dizer que havia alguns pilotos que queriam a minha desclassificação... WTF! Se eu fosse desclassificado por isto, 50% do pelotão não corria... LOL! Além de que não levei NUNCA nenhum "warning" e, por isso, conforme o regulamento não havia lugar a desclassificação.

Tenho dito! ;)

General disse...

E claro, parabéns aos meus parceiros de pódium! Em grande forma!

Parabéns a todos! No meio de alguma confusão, o ambiente é sempre de grande amizade... oh yeah! ;)

Guto disse...

Não quero ser intriguista, nem o raio, mas... se eu pertencesse à Direcção... desclassificava-te! :D:D:D (era a única forma de ganhar mais uns pontinhos :P)

Alex Senna disse...

Espero que hoje tenha sido o inicio de uma longa ligação, força NKOK!
Em relação às corridas quero salientar 3 pontos:
- Largadas: aquela 1ª curva é muito problemática porque todos querem ganhar, ou não perder posições e ninguém está disposto a ceder 1 cm que seja. Para evitar situações como as de hoje, acho que nas próximas idas a Fafe devemos fazer a grelha tipo F1, ou seja apenas um Kart por linha.
-Corridas: todas elas foram condicionadas pelo ponto anterior, com pilotos capazes de disputar a vitória na corrida a ficarem logo nas primeiras curvas. As condições da pista tb não eram as melhores, uma curva onde normalmente não há problemas, a que antecede a recta da meta, teve hoje muitos casos.
-Toques: quem anda nas corridas à alguns anos, como eu, sabe que é dificil não haver toques neste tipo de traçado. Há os toques maldosos, há os toques de corrida e há os toques de''personalidade''. Há quem arrume os adversários, que não vejo ninguém no NKOK que se identifique com este tipo de pilotos, vi toques de corridas e os tais toques de personalidade, que não são mais do que toques de optimismo, confiança, querer e falta de paciência.
Atenção que Oiã tb é uma pista muito dificil de ultrapassar, sáo pistas onde os treinos têm uma importância enorme.
Hoje senti, o que é normal, uma certa divisão de grupos, com o passar com provas e o convivio todos irão sentir-se mais à vontade...
Venha Oiâ...

Alex Senna disse...

Parabéns ao Dany pela excelente vitória. Salutar tb, o regresso do Gentleman Paulo Amazing Ribeiro, a ausência do Miguel Martin, mais 1 para lutar pelas vitórias e já em Oiã, mais um Gentleman Driver.

Abraço

Alex

Bullet disse...

Parabéns aos vencedores! Alex és o maior! General, um puro sangue sempre a ferver (adorei o despique com o teu pai, tens de reconhecer que ele tem fibra). Para o Dani um GRANDE APLAUSO, uma vitória sem espinhas, uma prova imaculada, grande piloto!
Gostei bastante do novo grupo do NKOK. Deu para ver que vai ser um campeonato muito competitivo com vários pilotos candidatos a vitórias.
Hoje não me senti nos meus melhores dias e apesar de ter feito o 4º lugar nas 2 qualificações, as provas foram desastrosas. Por isso, não estou nada satisfeito... Peço desculpa aos fãs e patrocinadores! Prometo melhor prestação em Oiã e uma escalada na clasificação até onde me for possível.
Abraço a todos!

General disse...

Há dias assim... uma frustração! Em Fafe és um bocado azarado... ;)

Guto disse...

Ehehe, boa Bullet! :D De facto, não me lembro de ver alguém tão extasiado quanto tu, enquanto acompanhavas "aquela luta"...!

Cmonteroz disse...

Antes de mais "saudações Kartistas" para todos...
Esta primeira prova era por todos aguardada com enorme expectativa. Era um grupo novo,um novo conceito era para quase todos o inicio da "época de 2010"...
Pessoalmente fui para Fafe cheio de duvidas...se o físico aguentava, se o grupo funcionava e se o tempo ajudava!
No final da manhã concluí facilmente que tudo "...ava" em pleno.
Desportivamente esta primeira prova deixou-me de alguma forma "frustradito" uma vez que na 1ª corrida estava a conseguir aguentar o ritmo dos primeiros, andando perto do pódio, quando fui literalmente colocado a "pastar" pela concorrênciá. È verdade, foram três toques, de corrida digo eu,que me mandaram direitinho para a cauda do pelotão...enfim por muito que me tenha custado aceitei as desculpas com algum "fair-play" que espero encontrar quando a situação for inversa.
Na segunda corrida cheguei facilmente aos primeiros lugares mas na verdade nem tempo tive para sentir esse prazer, fiquei logo na primeira curva, bem "protegido" com karts por todos os lados...
Apesar de tudo e devido aos erros e azares dos adversários ainda consegui chegar a um honroso 4º lugar.Enfim ficou alguma desilusão pelo resultado final mas uma enorme alegria por uma manhã bem passada.
Não queria perder a oportunidade de referir o bom ambiente do grupo, ainda que uns mais simpáticos e acessiveis que outros, mas será algo que o tempo certamente ajudara a ultrapassar até porque a primeira vez custa sempre um pouquinho...
Para terminar não queria perder a oportunidade, apesar de já o ter feito telefónicamente, de pedir desculpas ao Meneses pelo toque que lhe dei...não foi um toque maldoso,de personalidade nem tão pouco de corrida...o Meneses entrou devagar travou a fundo no meio da curva... e o piso molhado ajudou ao resto, não consegui fazer nada...aqui ficam as minhas desculpas.
Um forte abraço para todos, parabéns aos vencedores e aos vencidos e até Oiã se as minhas costas deixarem.
Carlos Monteiro

Alex Senna disse...

Boas,

Carlos conhecendo-te, como conheço sei que não faz parte da tua forma de encarar as corridas dar toques. também sei que as tuas desculpas serão aceites facilmente pelo Menezes.

Abraço

Alex

Guto disse...

Assim é que é bonito!! :D Até dá gosto ;) Tenho a certeza de que, tal como dizem o Alex e o Carlos, com o tempo o grupo ficará cada vez melhor e mais coeso!

Grande futuro para o NKOK :D

General disse...

Também fiquei bem impressionado com o andamento do Carlos... Mais um candidato aos primeiros lugares! Não está fácil... ;)
Boa Carlos!

T T Danny disse...

Viva!

O que já foi dito resume bem o que se passou. Arranque prometedor do NKOK. Manhã de Sábado bem passada, à qual apenas faltou o habitual almoço (temos de retomar esse hábito; uma espécie de manga final sem treinos cronometrados).

Duas notas:
1) Paulinho "Amazing" fez jus à alcunha pela forma cordial com que defendeu a 3ª posição na 1ª manga.

2) Está de parabéns quem escolheu as taças do NKOK. Têm muita pinta e ficam muito bem numa prateleira convencional.

Abraços.