sábado, março 27, 2010

II Prova NKOK - Oiã

Mais uma batalha no NKOK, versão 2010. Num circuito que era "novidade" para metade do pelotão do campeonato, claro saldo positivo para aqueles que já conheciam o fantástico traçado de Oiã. Com uma frota bem equilibrada, ágil e confortável, não faltaram as lutas entre os diversos pequenos grupos que se foram formando ao longo das duas mangas.
Mas antes, a qualificação, e mais uma pole incontestável do homem que é como o algodão - é que não engana mesmo! Alex Senna pulverizou a concorrência e garantiu mais um primeiro lugar na grelha de partida. Em segundo, o estreante Miguel Martin. A fechar o top-3, o nosso General. Paulo "Amazing" Ribeiro «voltou» a ser quarto, Guto Fox foi quinto e o Rasteirinho completou os 6 primeiros. Estavam lançadas as cartas.
A primeira manga foi totalmente dominada pelo duo que partiu da frente - Alex Senna e Miguel Martin foram reis e senhores da primeira à última volta. Não vai ser tarefa fácil desalojar estes dois ases dos lugares cimeiros... Mais atrás, o General e o Amazing discutiram o 3º lugar ao longo de toda a prova, com vantagem para o primeiro. Em quinto lugar, Guto Fox, com uma prova segura e um bom kart, e de novo a fechar o top-6 o Rasteirinho. Realce para a disposição final da primeira manga, precisamente a mesma da dos treinos. De resto, clara dificuldade para todos aqueles que nunca tinham rodado em Oiã - não há milagres! Mau resultado para o Moskito Aguiar, que, depois da excelente prova enquanto konvidado dos Kapa, não fez jus à experiência que trazia desse magnífico Sábado no início do mês. Um exagero no final da recta da meta foi suficiente para deitar tudo a perder.
Para a segunda manga, os «casos». Tenho que particularizar os sucedidos. Passei os minutos que antecederam a largada a pensar, «será que vou ser tocado na primeira curva?» Ora, já de si a cogitação não era um bom sinal - revela que o nosso subconsciente SABE o que costuma acontecer após as largadas, no NKO(K). Dito (pensado) e feito (acontecido). Mesmo depois de tentar fazer a curva toda bem por fora (e não só apenas "por fora", dado que me encontrava desse lado da pista), sou abalroado e empurrado para fora da pista - para a terra, literalmente. Depois, foi a chusma de karts a voarem por cima de mim (ao meu lado, entenda-se). Caio para 6º ou 7º. Uma nova corrida, por completo, sobretudo se tivermos em conta que o circuito não se presta a grandes ultrapassagens e os andamentos da frente eram elevados. No entanto, e com a sensação de que o «kart seria capaz de se bater com os da frente», cerrei os dentes e "botei andadura" - não sem antes ter perdido duas voltas a esbracejar veementemente (pelo que peço desculpa, porque foi, na verdade, esbracejo a mais!).
Acontece que, quando já vou em 5º lugar, confortavelmente atrás do Amazing Ribeiro, ouço um "crack" no acelerador. Pum! O kart perde velocidade. O motor deixa de roncar com tanto afinco. Fico nervoso. A seguir, em pânico! «Vou ter que desistir??» À quarta ou quinta patada forte no acelerador, o bicho lá deposita alguma cavalagem no asfalto. «É capaz de dar...», rumino.
Dar, até deu. Mas só para terminar a prova sem ter que trocar de kart. A potência do motor nunca mais foi a mesma; o kart só reagia à quarta ou quinta patada, e, mesmo então, não atingia a rotação máxima. O comportamento mudou do dia para a noite e tudo se complicou - motor debilitado, equilíbrio comprometido, piloto em desespero. Tentei segurar até onde me foi possível. Entretanto, sou passado pelo M.A.D. e pelo General. Mais tarde, pelo Moskito, Patrício e João. E ainda pelo convidado Finisterra. Lucro com a desistência do M.A.D. (de lamentar), e como se não bastasse fico (completamente!) sem TRAVÕES a três voltas do fim. Quando cortei a meta, o pedal do travão pura e simplesmente não respondia. ZERO! Estar lá ou não dava no mesmo... Era o final de uma prova ingrata. Um "fim-de-semana" que poderia ter sido bastante produtivo acabou por ser mais um mau ensaio para as contas do campeonato, que se prevê rasgadinho de todo! Vai ser muito complicado andar lá à frente; há grande qualidade neste pelotão do NKOK, isso é garantido.
Agora há que recarregar baterias e apontar para Baltar, palco de excelentes lutas e onde há pilotos que se sentem como "peixes na água"... Mais um duríssimo teste à resistência dos mais rápidos.
Até lá... aproveitem as oportunidades para afinar esses kits de unhas! Vai ser preciso ;)

4 reacções:

General disse...

Parabéns Alex e Martin! Imparáveis!
O meu terceirinho lugar soa a vitória... nos pilotos amadores... :)
Boas lutas tive, com o Amazing o rasteirinho e o Monteiro, tudo muito correcto.
Obrigado MAD por não teres dificultado a passagem na segunda manga... ;)
Parece-me que em Baltar vai haver uns SENHORES a conhecer os truques todos, novamente. Mais dureza, concerteza... ;)

PJ disse...

Também queria dar os meus parabéns ao bencedor
(julgo que não o fiz no sábado).

De resto, importa dizer que entre frota e circuito fiquei marabilhado. Isto apesar de todo o azar que tibe. Balhamedeus!

Paulo Bilela (38)

General disse...

Eheheh!
Não me estou a rir do teu azar, não sou "comó outro"... ;)

Pedro Vasconcelos disse...

Tenho pena de nao ter ido!
era mais um a ficar no arranque da 2a!
PJ...desistencias dessas só acontecem aos outros! tiveste azar!
para a proxima sou eu , que é para nao me armar em possidonio!