terça-feira, maio 18, 2010

Baltar I - 3ª Prova de 2010

Grande manhã para o NKOK, a de sábado passado!
A terceira prova do nosso campeonato ficou marcada por uma enorme correcção dentro de pista e ainda por lutas fantásticas entre praticamente todos os pilotos que participaram, lutas essas travadas em cada uma das três emotivas mangas de corridas que tivémos. Uma verdadeira promoção ao NKOK!
Tecendo apenas alguns comentários pontuais, salientaria a excelência do traçado «B» de Baltar. Lindo. Muito técnico, tal como a pista principal, mas, na minha opinião, ainda mais interessante para os pilotos, apesar das diferenças de alcatrão nas novas “chicanas” promoverem alguns «danos» ao nível da espinha dorsal... Ultrapassados esses «saltinhos» e esquecido o terror que era sair da segunda “chicana nova” e ter que subir a, «passo», a recta que antecedia a curva longa e rápida das boxes, palminhas para um circuito que tem de tudo!
Segunda referência, para os karts, para a frota de Baltar... Fraquinha, fraquinha, diga-se. Acabadinha, acabadinha, para ser mais preciso… Contudo, surpreendentemente equilibrada! Diria que, «do mal, o menos». Se, por outras paragens, as deprimentes frotas se vêem acompanhadas por escandalosas diferenças de andamento, a frota de Baltar tem o «mérito» de promover andamentos muito semelhantes – exceptuando, como não poderia deixar de ser, os 2 ou 3 karts «mais rápidos» e os 2 ou 3 karts «mais lentos». No miolo, a competitividade de 15 ou 16 karts era/foi notória e salutar. É que, se uns curvavam melhor para a direita, outros faziam-no mais facilmente para a esquerda, e se os karts com melhor motor eram mais desequilibrados em curva ou nas travagens, os de pior motor tinham esse equilíbrio, algo que os nivelava de maneira caricata (por baixo, sim, pela mediocridade, tudo bem, mas, ora bolas, nivelava!!). Dito de outra forma, adorei as mangas em que participei e diverti-me à brava a ver a última manga, já de fora! Olés!
Por fim, referências a alguns pilotos. Em primeiro lugar, ao vencedor, o impassível Paulinho. Claramente a melhor «exibição» do Paulinho, neste seu ano de estreia no NKOK. Cirúrgico, paciente e astuto. Sem espinhas.
De seguida, indo no sentido da classificação, palmas redobradas para o M.A.D. e para as suas extraordinárias mangas. ON FIRE! Uma pole, um segundo lugar, e um quarto, que facilmente poderia ter sido primeiro ou segundo novamente, não fosse uma travagem completamente falhada quando tentava superiorizar-se ao Paulinho. Sempre incrivelmente rápido, temos o M.A.D. em grande forma e pronto a lutar pelos lugares de acesso à grande T.I.T. de 2011.
Em terceiro lugar, ainda no pódio, o «habitué» General Abreu, com mais uma prova sem mácula. Boas classificações nos treinos, como manda a regra, uma vitória e um quinto lugar. Consistência, rapidez e talento. Um dos sérios candidatos ao título, juntamente com o Paulinho, novo líder, de resto, e o majestático Alex Senna, o azarado do fim-de-semana. Uma palavra de conforto para o nosso profissional de serviço. Um kart avariado na primeira manga, com um consequente último lugar na classificação, e um erro logo no início da sua segunda manga, a última do dia, algo de tão raro naquelas mãos de ouro que até houve perguntas perplexas… «o que é que aconteceu?, quem bateu no Alex?» Não, foi mesmo um erro humano, sem culpas para serem distribuídas.
Quanto ao restante pelotão, grande prova do Stone Mendonça, finalmente a tirar o pó do capacete, neste início de ano aziago (domínio absoluto, com pole-position e liderança da primeira à última curva!), mais uma excelente participação do indefectível TT Danny, em nova demonstração de carácter e regularidade, notas positivas para as prestações dos convidados Tiago e Francisco, ainda para os nossos pilotos Pedro Vasconcelos e C.Razy Simões, com provas seguras e recheadas de lutas, e, por fim, um digno realce para as mangas do Rasteirinho, com uma brilhante recuperação na primeira e uma segunda onde poderia facilmente ter chegado mais longe, não fosse ter-se visto envolvido no pião do M.A.D..
A terminar, palavra de apreço para o nosso Bullet, porventura o mais resignado de todos, depois de duas mangas com azares que o impediram de ir além de um 7º e de um 8º lugares – pouco para um piloto habituado aos lugares da frente!
Em suma, um sábado recheado de sol e calor, provas magníficas, emoção, e um almocinho de encher o «pandulho»! Que o diga quem foi ao «Anfitrião»!
Nas palavras do «boss» Alex, VENHA FÁTIMA!

7 reacções:

General disse...

Parabéns Paulinho, excelente vitória! Boa MAD, em grande forma!
A minha segunda manga foi das provas que mais gosto me deu... uma bela luta, em esforço absoluto e uma posição ganha na última volta... fiz um pouco de tudo para tentar não perder muitos lugares e para me manter naquela posição. Uma palavra de apreço para o Renato e para o Pedro Sérgio, sempre limpíssimos nas várias ultrapassagens.
De resto, parabéns a todos os pilotos, estou como o Guto, gostei do que vi dentro e fora de pista... realmente um passo em frente na competitividade do NKOK!
Força pessoal!!!

OBS: Afinal o "Mestre" também é de "carne e osso"... ;)

Boss disse...

Temos que incluir nos Awards, o prémio Gold Pen, para o Gustavo.
Realmente foram corridas bastante emotivas, com vários pilotos a demonstrarem qualidades para lutar pelo 1º lugar. Grandes recuperações, na 2ª manga do Renato e do Paulinho, excelente manobra do Gonçalo para passar o dito '' Mestre'';-). Como já foi dito, um passo em frente na competitividade do NKOK.
Para mim foi um dia menos bom, nas 2 corridas do NKOK e nas 2 do Aventura Empresas, mas são dias assim que me dão motivação para ser ainda mais perfeito e eficaz.
Abraço
Alex Senna

Guto disse...

Assim é que se fala!! ;)

(PS - grato pela dica para os Awards... loool... era a maneira de ganhar um!!)

Renato Barros disse...

Parabéns a todos os pilotos, de certeza que vamos ter campeonato até ao fim, grande competitividade.

abraços
Renato

The Stone João Mendonça disse...

Faço minhas as palavras do Guto no que se resume ao rescaldo de mais uma prova do agora NKOK...quem melhor a poderia descrever?!

Acrescento o seguinte:
A nova regra de 2 qualificações, permite de facto que alguem seja contemplado com um melhor kart para a 2ª manga possa disso tirar partido, sem estar sujeito à tradicional "molhada" que geralmente é originada pela inversão da grelha. Isso ficou provado no passado Sábado...espero que me possa ser útil mais vezes!!.

Parabéns aos vencedores e vencidos.
Abençoada seja a próxima jornada em Fátima!

Guto disse...

Boa, Stone! Esquecemo-nos de referir isso mesmo - as alterações. A propósito disso mesmo, deixo algumas considerações:

# as alterações foram tomadas, "em Oiã", pela Direcção do NKOK, sendo que ficou (entre nós) acordado que iríamos experimentar essa solução em Baltar (algo que nos parecia promissor), além da estratégia da grelha de partida "à F1" (dando mais espaço entre os pilotos).

Sobre este último ponto, nada a acrescentar, é evidente por si só e correu muito bem.

A propósito das outras alterações, na altura em que as anunciámos não me expressei (o General disse quase tudo o que era necessário), mas faço-o agora:

# em primeiro lugar, foi uma forma de "acabar" com os benefícios e os "prejuízos" destes e daqueles pilotos, porque as inversões das grelhas penalizavam (erradamente) os melhores; neste momento, temos um campeonato recheado de bons pilotos, e o objectivo só pode ser o da competitividade; daí que tenha deixado de fazer sentido andar a "re-equilibrar" artificialmente os resultados e as grelhas e tudo mais; assim sendo, não há maior linearidade do que fazerem-se treinos e corrida, seguido de treinos e nova corrida;

# em segundo lugar, a actual solução permite, verdadeiramente, que um piloto "com azar" na primeira manga possa recuperar na segunda, na medida em que volta a fazer treinos e pode, agora sim, partir para uma segunda manga numa posição que lhe permita lograr algo de positivo; acontecia, por vezes, que um piloto mais azarado na primeira manga, partindo de 12º ou 14º, por hipótese, se via impossibilitado de chegar "muito à frente", porque o caminho era longo e a malta "da frente" não é pêra doce; agora pode partir para a corrida de uma posição promissora (partindo do princípio que não tem azar também com o segundo kart!!);

# por fim, conseguimos contornar aquele desconforto de pegarmos num kart totalmente desconhecido e irmos directos para a grelha (ou depois de uma voltita que de pouco servia); havia "queixas" em todas as provas e não foram raras as vezes em que pedimos aos kartódromos permissão para darmos "2 ou 3 voltinhas", a fim de conhecermos os novos karts; com os treinos, essa situação foi completamente debelada, e isso só contribui para um maior equilíbrio entre todos.

Por tudo isto, a Direcção entendeu que "tinha que mudar". Só havia vantagens, daí que nem tenha posto "à consideração" do pelotão. Não foi uma questão de "imposição" ou "autoridade". Por muito que possa haver quem "preferisse como estava anteriormente", ninguém conseguirá negar que as alterações só beneficiaram a verdade dos resultados, a competitividade, e a própria lógica das corridas. Como disse o General, numa síntese perfeita, tornaram-se as corridas mais "sérias".

T T Danny disse...

Viva!

Decidi à última hora participar e agora vejo que não poderia ter tomadoa decisão mais acertada. Depois de um interregno dilatado (na minha opinião como "viciado"), este Sábado foi óptimo, na medida em que marcou o regresso do ritual das corridas NKOK: levantar cedo, vestir o fatinho, andar de capacete na mão à piloto, pesagem, sortear os karts, etc...

Mais uma vez, foi um prazer ter partilhado aquele tempo convosco, sempre bem regado a boa disposição e a espaços com ironia.

Partilho das opiniões sobre as regras, com especial relevo para a nova forma de ordenar os karts na grelha.

Abraços.