domingo, março 13, 2011

«Perfect 10»

Fim-de-semana frouxo para o NKOK. A juntarmos à fraca adesão de pilotos, à incerteza do tempo que se faria sentir, à desigualdade da frota dos 390cc, tivemos corridas bastante desgarradas e com poucos motivos de interesse. Isto se nos remetermos àquilo que eu próprio vi em pista…!
Desta vez, estive totalmente arredado dos lugares da frente. Em momento algum fui capaz de rodar em tempos ou numa consistência que me permitissem vislumbrar, sequer, os capacetes que melhor se adaptaram ao novo traçado do KIB – por sinal, muito engraçado. Com um primeiro kart equilibrado mas de pouca potência, quedei-me pelo sexto lugar na primeira manga, depois de uma sessão de treinos lastimável que, por pouco, não me condenou a um dos últimos lugares. Num dia que «tinha acordado mal», a azia prometia continuar…
Nessa primeira manga, ainda houve lugar a uma luta engraçada entre o Stone, o TT Danny, o General e eu próprio. Com um kart francamente inferior, o General foi descendo de posições à medida que a prova se ia desenrolando. Mais competitivo, o Stone acabou por se desenvencilhar do TT Danny e abrir um fosso tranquilo, garantindo assim o 4º lugar final. Quanto a mim, lá consegui passar o «charuto» do General e colar-me na traseira do bólide do TT Danny, que começou a cometer alguns erritos, na parte final da prova, permitindo assim a minha aproximação. Contudo, foram incipientes os meus esforços, dado que, pouco depois de me ter chegado ao «318», a corrida acabava. Se as minhas melhores expectativas já tinham saído goradas, nesta primeira manga de prova… o pior estava ainda para vir!
Após o «bailinho» do Boss, na primeira manga, seguido do Paulinho Amazing – os dois num nível de outro campeonato –, foi a vez do Rasteirinho Barros mostrar que está claramente a subir de forma, desde o início «menos conseguido» da época de 2010. Temos o craque de volta! Rubricando uma excelente pole, liderou a segunda manga durante as primeira voltas, até ser ultrapassado pelo INEVITÁVEL Boss, que começa a ser demasiado reincidente nas limpezas do NKOK. Cirúrgico como poucos, inabalável e impenetrável, o Boss registou a 4ª vitória em outras tantas corridas, em 2011, o chamado «perfect 10». Não fosse a pole-position e a volta mais rápida do Rasteirinho, teríamos todas as estatísticas do lado do «Senna de Braga», que já leva 3 poles, 3 voltas mais rápidas, e 4 vitórias… Esclarecedor.
No que me diz respeito, melhorei um tanto, na manga de qualificação, mas acabei por rubricar, sem margem para dúvidas, a pior prestação da minha curtinha e debilitada carreira como «kartista» amador. Tendo largado de forma tranquila, segui o duo «General-Stone» ao longo das primeiras 2 voltas, antes de, induzido por um kart com um belíssimo motor, ter cometido um erro de palmatória na forte travagem para o gancho de direita que surgia a seguir à recta interior do circuito. Por me ter aproximado em demasia do Stone, e receando estragar ali ambas as corridas, entrei em pião. Sou de imediato ultrapassado pelo Quico, pelo C.Razy Simões e pelo TT Danny, envolvidos numa amena e bem disputada luta. E foi logo na volta seguinte que o meu cinzento cérebro tem mais uma enorme «paragem do relógio». De forma inconcebível e inexplicável, indo contra tudo aquilo a que costumo votar a minha ira, procuro concretizar duas ultrapassagens suicidas ao TT Danny, que, protegendo a sua posição, consegue evitar. Duas monstruosidades. Duas… imbecilidades. Na segunda tentativa, desgovernado por cima de um corrector, volto mesmo a fazer um pião e quase sou colhido pelo Moskito, a assistir a tudo isto, escandalizado, de cadeirão!
Acontece que o meu kart era tão superior aos 4 que se encontravam à minha frente – Quico, C.Razy Simões, TT Danny e Moskito –, que em menos de meia dúzia de voltas já eu estava colado ao trio inicial – e depois de ter abanado o Moskito na recta da meta… Consigo ultrapassar o C.Razy Simões, a seguir à primeira curva do circuito, e beneficio de um toque entre o TT Danny e o Quico, que acaba com um pião deste e um embate bastante violento do C.Razy Simões, apeado logo ali. Acabo por chegar à posição que perdera, aquando do primeiro pião, mas com uma prova tão terrível que teria pago para não ter saído de casa!
Mais curioso do que tudo o resto foi ter dito ao TT Danny, antes de a jornada começar, que preferia que me dessem 40 pontos e não me obrigassem a correr, naquele dia… Dito e feito. Levei para casa mais 2 pontos do que aqueles que pedi, mas a dor de cabeça e o rabo entre as pernas não justificaram esse ganho!
Maus dias, todos temos… mas não há direito!

8 reacções:

General disse...

Ehehe! Concordo com o penoso...
Depois de acordar, de manhãzinha, cheio de "pica" a pensar na corrida à chuva... mais uma reviravolta... e pista seca! WTF!!!!!!!!!

As corridas... enfim... na medida do possível... estragos menores.
Uma primeira manga a tentar fugir do Moskito, sempre com receio de perder mais uma posição.
A segunda manga, a tentar apanhar o Amazing... não dava!

Quanto ao "guloso" do Boss... um "Dinossauro" do karting! ;)

Boss disse...

Viva,

Em relação à frota só posso dizer que é dificil encontrar melhor.
Existem, comprovado, pelo menos 7 kart's capazes para lutar pelas vitórias.
Eu no Sabádo fiz 4 corridas, todas em kart´s diferentes ( 314,320,318 e 309, ganhando as 4. Juntando a estes o 804, 819 e 821 que terminaram as corridas colados a mim, fazendo mesmo voltas mais rápidas e poles.
Podemos pensar em começar a inverter os kart, para a 2ª corrida...
ex:
16 pilotos
1º inverte com o 8º
2º ´´ 7º
...
9º inverte com o 16º
10º inverte com o 15º
...

É uma sugestão para tentar minimizar as diferenças.

Guto disse...

Concordo, apesar de tudo, não há frota como aquela. Mesmo com gritantes diferenças (que as há), são motores melhores do que os 270cc e os karts são muito superiores. Quanto a isso, nada a dizer - é um sufoco andar com as latas dos kartódromos de Viana, Baltar e afins.

Contudo, as diferenças existem, de facto, e contra isso nada poderá ser feito - faz parte do desporto. Há quem tenha mais sorte e quem tenha mais azar - sobretudo, há quem se adapte melhor, como é o caso do Boss, do Paulinho, etc..

No meu caso, tive 2 karts com potencial - o primeiro era equilibrado, curvava bem, mas tinha um motor mediano. Mediano porquê? Porque o motor do segundo era incrivelmente melhor. Apenas por isso. É que, comparando com os demais karts com que travei lutas, o motor do primeiro era semelhante - como comprovam os tempos. Quanto ao 2º kart, tendo um excelente motor, era desequilibrado. Mas tinha muita margem, para um piloto capaz.

Dito de outro modo, tive dois bons karts, que não soube aproveitar. Foi uma prova francamente aziaga - mesmo patética. Esta foi a minha realidade.

No entanto, não posso deixar de dizer (como disse ao Renato, por exemplo) que vi karts lamentáveis... como o primeiro do General e o segundo do Luís. Nunca seria uma questão de condução ou adaptação... eram karts terríveis. Se conseguíssemos eliminar os karts muito-muito maus... seria perfeito. Mas é complicado.

Com preços tão semelhantes (ou mesmo iguais) aos praticados pelas frotas dos kartódromos, não há a mínimo dúvida - a frota do SKC é a (única) melhor opção de todas.

Só ponho reticências nas provas de resistência. Aí sim...

General disse...

Claro... eu também concordo com a relativa "qualidade" da frota.
Já fiz muitas provas com estes karts, e nunca achei que estivessem realmente fracos...

O kart que eu apanhei na primeira manga era um desastre! Foi o único, dos vários que conheço da frota, que eu achei realmente muito inferior aos restantes.

Espero que sejam poucos os casos destes "charutos"... assim podem ser anulados no sorteio.

Guto disse...

Isso seria o ideal - mas, como vimos, mesmo sendo 13 ou 14 pilotos, não houve «como» eliminar esses ditos «charutos»... como o teu primeiro ou o segundo do Luís. Equilíbrio total só com uma frota nova e pneus a estrear. Sabemos disso. Aliás, creio que se aquela frota tivesse "sempre" pneus novos - ou nivelados -, seria uma frota muito boa, porque os karts estão em boas condições. Quanto aos motores, há um ou outro pior, de facto, mas nada a fazer. Agora, todos sabemos que é incomportável apresentar jogos de pneus novos numa base regular... o que é pena. Julgo que esse será o maior problema de todos - a diferença do desgaste nos pneus.

E, nesse ponto, mais uma vez, o que nos distingue é a capacidade de adaptação. O Paulinho, na 2ª manga, queixou-se que não tinha pneus, à frente, mas fica a 1 décimo da melhor volta e em 3º lugar, a apenas 5 segundos do duo da frente.

General disse...

Se soubermos, à priori, quais os karts mais fracos (e se não mudarem de nº), podemos eliminá-los do sorteio.
Já vamos começando a ter ideia... 824...

Concordo que um dos problemas de nivelamento, sejam os pneus.
O meu 2º kart era porreiro, mas faltava-lhe mais um pouco de "grip"... e isso notava-se à saída de curva.
Era dos karts que precisava de ser guiado nas "pontas", o que obriga a muita concentração e domínio do traçado.
Era daqueles karts que, guiado pelo Boss, seria possível de chegar a 1º. Guiado por mim, quase que dava para 3º... são os tais 0,2 seg...

Luís Aguiar disse...

Depois deixo a minha opinião mais detalhada mas queria dizer uma coisa fundamental em relação aos "mesmo muito maus" Karts... O primeiro do Gonçalo e o meu segundo eram o mesmo Kart, o desgraçado 824... O pior foi o que eu já vos disse que aconteceu... Fui à box trocar e não me deixaram porque o Kart aparentemente não tinha problema nenhum. Até podiam ter razão mas o facto é que em recta era como se fosse em sentido contrário por isso a opinião do piloto tem que contar na troca.

Guto disse...

Se era o mesmo... aiai! Muito fraco. Mas atenção com as "trocas". O regulamento diz que só em caso de avaria, caso contrário, era um festim - todos trocávamos quando não gostássemos do bicho. Por muito que compreenda a tua posição, porque passei por esse kart nas duas mangas, temos de contornar a situação de outra forma - eliminado os piores. Como...? Não sei, sobretudo quando formos 20 ou mais pilotos...