domingo, maio 25, 2008

Duelos de ferro

Embora só 12 pilotos tenham marcado presença na V prova do NKO, emoção, incidentes, e polémica não faltaram ao nosso Sábado de manhã de competição! Com os treinos divididos em duas fases de 5 minutos para cada uma das 2 mangas, os mais rápidos estiveram sempre na manga 1, com The Bullet a sair na frente, seguido pelo Miguel Pinheiro e pelo Mad Billy. Da manga 2 saiu o Guto como melhor classificado, tendo ficado na 4ª posição à geral.
Após novo sorteio para a primeira parte da corrida, a primeira manga a entrar em competição foi composta pelo Miguel Pinheiro, Mad Billy, General, TT Danny, Speedy e José António. A corrida em si foi uma absoluta demonstração de classe por parte do nosso General, que continua a subir de forma e já ameaça o domínio de Miguel Pinheiro, extremamente «infeliz» nesta prova. Vindo de trás, o General andou aos saltinhos dentro do kart da primeira à última volta, e terá rubricado uma das mais fabulosas corridas deste NKO, terminando com meia pista de vantagem sobre um TT Danny muito competitivo mas que teve em Mad Billy um bloqueio severo durante mais de 20 voltas. Assim que o passou, distanciou-se do 3º lugar e terminou calmamente atrás do imperial vencedor. Por sua vez, Mad teve que se contentar com um honroso 3º lugar, incapaz de fazer mais com o aquele kart 30 que parecia sofrer de falta de força à saída das curvas. Quarto lugar para o Speedy Xano, sempre consistente, quinto para José António, com uma primeira manga algo sofrida, e último para Miguel Pinheiro, que decidiu desistir em vez de procurar ficar em 4º ou 5º lugar. Opções.
A segunda manga contou com The Bullet (homem da pole), Guto, João Sousa, João C. Simões, Quico e João Ferreira. Com a pista virada «ao contrário», creio que se ganhou espectacularidade e emoção, num traçado que favorece os pilotos, as lutas, e a própria assistência. A largada em pace-kart desta segunda manga foi uma verdadeira confusão, com erros e erros à mistura, controvérsia, e «quase» 12 opiniões diferentes entre o pelotão. Entre o «está errado» e o «está certo» (cada um tem direito à sua opinião, naturalmente), a questão lá foi resolvida e os pilotos avisados contra futuras ocorrências semelhantes. Ao nível da pista, e com um kart que era superior à restante frota, Guto não demorou mais de meia dúzia de voltas a superar The Bullet e partiu para uma vitória tranquila com mais de 13´ de vantagem sobre The Bullet, que no início sentiu algumas dificuldade para segurar João Sousa, mas que acabou por terminar com uma razoável margem de segurança sobre o 3º classificado. Mais atrás o Quico, envolvido numa bela luta com João C. Simões, que foi 5º, e por fim João Ferreira, numa boa prova, mais rápido que o habitual, e correctíssimo nas dobragens.
Composta a geral das duas primeiras mangas (pelas médias de cada um), a vitória sorriu ao General, seguindo-se o Guto, The Bullet, TT Danny e Mad Billy. João Sousa fechou o top-6.
Para cada uma das segundas mangas, voltou a sortear-se pilotos e máquinas, tendo o primeiro grupo a entrar para a pista sido formado pelo Guto, João A. Simões, João Sousa, João C. Simões, Speedy e João Ferreira. Com Guto e The Bullet novamente em disputa, a manga revelou-se extremamente competitiva e foi um duelo titânico ao longo de 30 voltas, com o 1º e o 2º separados por menos de meio segundo ao longo de cada uma dessas voltas. Terminando em primeiro lugar, Guto viu-se superado por João A. Simões na média final da prova, perdendo com a média de 28.82 para a do The Bullet, de 28.80. Um final épico para uma corrida fantástica. De realçar também a boa prestação do João Ferreira, que começa paulatinamente a aproximar-se dos mais rápidos.
Guardada para o fim, a manga que poria frente a frente o General, Mad Billy, Miguel Pinheiro, Quico, TT Danny e José António. Foi uma corrida fantástica. Sempre na frente com grandes dificuldades em segurar o pelotão, o General fez das tripas coração para conter os constantes ataques de Mad Billy, mais rápido mais incapaz de ultrapassar o líder. Miguel Pinheiro, com uma recuperação muito boa nas primeiras 10 voltas da prova, deita tudo a perder numa carambola em que só se pode culpar a si próprio, tendo incrivelmente optado por voltar a desistir da prova, perdendo preciosos pontos na liderança do campeonato. Lá na frente, Mad Billy ainda passa o General, numa manobra subtil, mas quase que abre a porta do triunfo, voltas a seguir, deixando passar um General que se já ia de dentes cerrados desde a primeira curva, seguiria então com a língua presa entre os dentes! Um despique brilhante entre ambos.
Atrás, Quico consegue um 3º lugar tranquilo, em mais uma prova de qualidade, e José António logra um 4º lugar fantástico, numa prova em que superou claramente o desempenho da sua primeira manga. Quinto para TT Danny, com problemas mecânicos e uma bela queimadura no traseiro (!), e último para Miguel Pinheiro, numa espécie de desilusão perfeitamente desnecessária por parte do líder emérito do campeonato.
Já no fim, as grandes surpresas! Uma delas já referida, com a vitória na manga anterior para The Bullet apesar do domínio do Guto da primeira à última volta, com uma vantagem de 2 centésimos de segundo. Mais incrível ainda foi a vitória de Mad Billy diante do General, muito embora também tenha sido o General a terminar à frente na pista! Mad Billy faz uma média de 28,73 e o General faz 28,74!! Palavras para quê...?
Na geral, triunfo indiscutível para o nosso General, com back-to-back vitories, segundo lugar para o regressado aos grandes palcos Mad Billy, e terceiro para The Bullet. Guto queda-se pelo 4º lugar, e Quico é quinto. A fechar o top-6, um magnífico resultado para Speedy Xano, no seu melhor «fim-de-semana» deste campeonato.
Resta-nos agradecer efusivamente a todos os que compareceram, agradecer a simpatia e a competitividade, e pedir para que nas próximas provas ninguém falte aos convívios que se seguem! E não se esqueçam... tragam lanternas em Junho ;)

8 reacções:

Anónimo disse...

Palavras para quê...
Foi uma prova mais "familiar", mas com muita qualidade. Diverti-me imenso a vêr, de fora, duelos muito bonitos; Speedy vs Sousa, Quico vs João C, Guto vs Bullet... muito bom mesmo!
Depois, na pista, foi do melhor! Uma primeira prova em que dei tudo o que sabia (e mais alguma coisa, com os "saltinhos"...) . E uma épica 2ª corrida, em que fui TOTALMENTE "entalado" pelo MAD, um verdadeiro PILOTO! Muito suor, sem margem para qualquer erro. Brilhante essa nossa luta, MAD... a recordar por muito tempo! Muita garra, muita correcção, um extremo respeito. Só os melhores... grande abraço!
Um prova em cheio, obrigado a todos... mais uma vez! ;)

PJ disse...

Gonçalo, sabes o quanto desejei uma luta assim... Passei o dia de ontem e hoje a pensar nela e posso dizer que quase me lembro de todas as curvas, todas as travagens! Assim, uma prova assume uma dimensão completamente diferente.
Retribuo esse abraço muito especial. Sabes que é muito especial.

Numa avaliação mais global, pode-se dizer:

1- o traçado invertido é muito mais engraçado;

2- o andamento geral foi de extrema qualidade;

3- este esquema de prova permite aos pilotos assistirem de fora a lutas muito engraçadas (como a do Guto com o João);

É bom estar de volta aos bons resultados. Já andava doente :D

Abraço a todos.

Anónimo disse...

P.S. ao 1º - adorei os saltinhos :D

P.S. ao 2º - é bom ter-te de volta!

Bullet disse...

Pois é! Grande fim-de-semana este! Só tenho pena de não ter tido mais participantes.
Foi uma corrida cheia de emoção e mesmo depois de ter terminado não sabíamos quem tinha ficado com as medalhas.
A luta do Gonçalo e do Billy foi FANTÁSTICA!!! Adorei ver. Foram 15 minutos de luxo! Quem faltou ao grande prémio não sabe o que perdeu!! É pena não haver fotos...
Eu e o Guto também nos divertimos! Ó guto, não leves a mal aqueles toques de desespero com o Kart 30. Eu tinha feito a Pole (com o 29) e queria arriscar tudo para fazer um bom resultado, mas o Kart 30 era pouco musculado...
Na 2ª manga, já foi uma luta de igual para igual, mas não me deste grande hipótese.
Abraço a todos!

Anónimo disse...

:D eu não me consigo chatear contigo!!
Conheço bem a peça e, assim que te passei no primeiro "gancho" sabia que ias forçar no segundo: aconteceu. O raciocínio dentro de capacete é sempre condicionado, e o que aconteceu foi fruto da CERTEZA que eu tinha de que nem com asas o teu 30 conseguiria passar-me. E dado que sabia que a vitória estava ao meu alcance, aquele toque podia ter resultado em pião e perda de segundos preciosos, coisa que eu não queria, claro. Foi só por isso que levantei a mão :) como que a perguntar "era preciso? não tens hipótese!!" lol. Ambos sabiamos o que os karts davam, e eu também sei que farias tudo para segurar o 1º lugar e depois o 2º. É legítimo. Cada um defende a sua sardinha. E eu sei bem o teu espírito guerreiro ;) Não aconteceu nada e ainda bem, as corridas foram limpinhas. Eu próprio também começo a ganhar algum calo e a medir melhor as "distâncias". Há que ter paciência, muitas vezes, e não ser guloso demais.
Foi um sábado em grande, como tem sido hábito, e só tenho pena que não haja possibilidade de todos termos karts como os que tivemos na segunda manga; fazer 30 voltas contigo colado ao meu traseirinho é divino; um erro é a morte do artista, e isso puxa-nos para o limite seguinte. Depois, quando temos pilotos como o General e o Billy a darem tamanho festival, a festa é perfeita ;)
Venham mais lutas!

Anónimo disse...

Ficou anónimo :)

Quico disse...

Estava aqui a pensar como poderia evitar o chavão, mas não fui capaz: no sábado fomos poucos mas bons!
Foi realmente uma manhã cheia de boas corridas, excelentes andamentos (de todos em geral e de alguns em particular!) e emocionantes duelos vistos e vividos quer dentro quer fora da pista. Pena que não houvesse mais pilotos para se assistir a disputas a três ou quatro.
Estou completamente de acordo que o sentido invertido da pista a torna mais interessante.

Quanto ao meu desempenho tenho a dizer:

- por capricho dos sorteios fiz os treinos e as duas corridas sempre com o mesmo kart – o 29 – que por sinal não era nada mau.

- foi pena na primeira corrida aqueles toques por trás do João Sousa, que á segunda me fez entrar em tete. Depois disso fiquei muitas voltas atrás do João C. sem o conseguir ultrapassar. Nessa altura só via o Guto aproximar-se a passos largos para nos dar uma volta. Não digo que se não fosse o incidente com o JS conseguisse melhor classificação, porque os 4 primeiros estavam imparáveis, mas teria com certeza mais alguns pontos para o campeonato.

- na segunda corrida depois de algumas voltas atrás do Dani, quando o ultrapassei fiquei a andar sozinho e a ver o Gonçalo e o Vilela a distanciarem-se, principalmente depois do kart começar a não desenvolver em recta.

Venha a próxima prova, que estou cheio de “ganas”!

Abraço a todos.

Anónimo disse...

A não esquecer, o almoço no fim da prova... para deixar os "faltosos" mais "roídos", 5 estrelas! Aquele marisquinho com vista para o mar e o cheiro a "marezia"... ;)