segunda-feira, fevereiro 02, 2009

O Vazio da TIT

Poucas palavras para descrever o imenso Sábado da prova da TIT.

A viagem até Fátima foi tranquila e muito agradável, não obstante o levantar antes das 5h da manhã. O grupo prometia o habitual excelente convívio.
Chegados a Fátima, decorreu muito tempo até que estivéssemos prontos para arrancar nas máquinas (umas belas máquinas, digo-vos, sem protecções, travões a sério (!), boa potencia, boa saída nas curvas... no fundo, uma experiência obrigatória).

O General foi o primeiro, e não desiludiu, como é seu apanágio. Sob condições difíceis, uma pista meio seca, meio molhada, foi grande, alcançando um formidável 10º lugar na sua manga.
O segundo a entrar para a "guilhotina" foi o TT, e as dificuldades foram óbvias para um piloto tão jovem nestas andanças. Uma corrida estragada com uma ida às boxes logo na primeira volta, e um resto de prova sozinho, sem referências.
Depois entrou o Stone, um piloto refinado, a transpirar classe, que conseguiu um ritmo entre o do General e o do TT, sentindo dificuldades mas conseguindo rodar em tempo medianos.
De seguida entrei eu, e garanto-vos que nunca me senti tão incrivelmente "mau". Fiz o penúltimo tempo, a léguas dos mais rápidos, e, depois de uma largada "de raiva", sou obrigado a fazer um pião na segunda curva da pista, para evitar o choque. Tal como o TT, fiquei sem referências, e a corrida prometia ser um sofrimento. E foi. Também tive que passar pelas boxes (os karts têm um bico saliente que, após contacto, salta), depois de um enorme exagero na curva 1, e, com o tempo perdido, a motivação evaporou-se. O desconforto foi tão grande e tão veemente que passei 13 voltas a imaginar formas de me tornar "invisível". Qualquer semelhança com uma situação real é pura coincidência. Fui último, bem último.
Finalmente, foi a vez do M.a.d., que também não teve tarefa fácil. Fez das tripas coração mas o esforço não foi suficiente. Era o culminar de mais uma manga de sofrimento.
Com os resultados alcançados, eu, o TT e o M.a.d. passámos automaticamente para a final D, a menos "esperada". O Stone passou para a final C, e o General, digno representante, apurou-se para uma das meias-finais. Nessa meia-final voltou a sair-se bem, por entre momentos complicados, conseguindo um honroso 13º lugar, com o qual se qualificou para a final B.
Quanto a essas finais, a final D já foi disputada sob chuva, o que permitiu aos pilotos do NKO dar um "arzinho da sua graça". O M.a.d. esteve fantástico e, partindo do 4º lugar ficou em 4º no final, numa prova muito segura. Eu logrei trepar na classificação, passando de último para 9º, mesmo depois de ter sido prejudicado duas vezes ao longo da prova. Ainda assim, saí de cabeça mais erguida. O TT, com uma prova realizada sempre do meu lado, acabou por se atrasar um pouco, no final, mas realizou uma prova consistente.
A final do Stone foi um hino à condução, com uma prestação brilhante, levando bem alto o nome do NKO! Tínhamos todos um sorriso rasgado nos lábios!
Por fim, o nosso Notabilis fechou a participação do NKO na TIT com uma exibição de pura dança, tantos foram os "zeros" e os piões que fez!! Sem nada a perder ou a ganhar... divertiu-se!
Resumindo tudo, o que mais realço é a relação que se estabeleceu entre os pilotos do NKO. Agradeço a força de todos, o ânimo que o TT me deu desde que saí da pista pela primeira vez, com a cabeça entre as pernas, a posição sempre optimista do Stone, e a fantástica conversa depurativa ao almoço com o M.a.d., que tanto ajudou a afastar o sentimento vexatório que tinha trazido da primeira manga. Ao Gonça agradeço todas as dicas e a classe com que defendeu as cores do NKO. Por tudo o que aprendi e senti, valeu MUITO a pena. Temos que ser pequenos para crescermos.
Estive com 4 verdadeiros campeões.

24 reacções:

Anónimo disse...

Foi realmente muito difícil...
Apesar de tudo, é destes dias que se fazem campeões. Ir para o meio de 100 pilotos (supostamente os melhores do karting nacional amador e não só), numa pista totalmente desconhecida e com karts diferentes, sem medo, não é para todos!
Valeu realmente, e MUITO! É disto que eu gosto, é com este tipo de provas que ficamos MUITO mais fortes!
Sorte para nós, que estivemos lá... Oh yeah! ;)

Anónimo disse...

Só me arrependo de ter sido TÃO "guloso" na minha final... partir de 17º e à segunda/terceira volta estar em 8º deu-me a volta à "mioleira"... devo ter pensado que era o "maior"!!! As condições diluvianas não ajudaram, não via nada, bebia água e comia terra, queria mostrar "serviço"... e foi realmente pena não ter tido um bocadinho mais conservador. O problema foi, à terceira volta, sentir que podia fazer um brilharete... mais valia ter ficado por ali. É com estas que ficamos mais fortes! :)

PJ disse...

É a conclusão a tirar, descemos à terra para voltarmos a crescer. O "estofo" mental ganho nesta prova foi imenso, para lá de qualquer expectativa.
Neste momento, a minha motivação para o próximo NKO e para ficar nos 5 primeiros classificados é enorme! Quero repetir.

Excelente texto Gustavo.
Excelente comentário Gonçalo.

PJ disse...

Confesso Gonçalo que me/nos encheste de expectativas. Depois de uma magnífica prova do Mendonça (que ainda fez 2 ou 3 piões), as tuas 1ªs voltas foram de antologia! Por essas voltas, está perdoado ;
Amei!

PJ disse...

Uma palavra para a organização. Muito bom nível. E com comissários é outra coisa...

The Stone João Mendonça disse...

A repetir........
Os vossos comentários reflectem o que realmente vivemos nesta 7ª Edição do TIT: o descobrir de um novo traçado, a imprevisibilidade do tempo, a descoberta dos pontos de travagem, a estupefação das diferenças para os melhores, a ânsia de voltar para a pista e fazer melhor...enfim um turbilhão de emoções que acaba por marcar este magnífico evento.
Apesar de tudo estou optimista quanto à nossa prestação...se é certo que nos falta ainda muito "traquejo" (lembre-se que o NKO é virgem nestas andanças) estou certo de que foi principalmente a falta de referências da pista e a necessidade de aprender o essencial da mesma em 5 minutos de treinos que não nos permitiu ir mais além neste evento. Claro que faltou na minha opinião, algumas dicas de quem realmente já tem calo nesta magnífica pista do FUNPARK.
Queria agradecer ao João Simões a oportunidade que me deu de estar presente neste evento...foi uma pena não teres experimentado este traçado.

A grande conclusão que eu retiro é a seguinte: é essencial que possamos participar em mais eventos deste género, que nos dão a estaleca necessária para podermos rodar rápido no meio de um pelotão compacto, consistente e correcto (os toques em pista foram raros, talvez por não termos protecções!). Só assim conseguiremos evoluir e apreender aqueles pequenos pormenores que podem fazer a diferença em qualquer circuito.

Só para terminar.....adorei aquela final C debaixo de chuva...foi um verdadeiro alívio...depois da piãozada e já quando me vi em último estava longe de imaginar que poderia aproveitar a dica do Vilela para ultrapassar tanta gente e conseguir um 6ºlugar.

Venha o NKO 2ª edição...estou ansioso por poder andar novamente!

Anónimo disse...

Eheheh! Comentários de classe do Stone! ;)

(PS - eu também não tenho foto!!!)

Adoro a foto do Gonça... parece um mini-kart :p

Foi tão lindo... apesar da amargura...

Subscrevo o Stone. É disto que precisamos. E eu mais do que qualquer um dos 5!

T T Danny disse...

Viva.

Foi, na verdade, um grande Sábado.
Bom convívio e variadas emoções à mistura; expectativa, ansiedade, ilusão, desilusão, amargura, revolta, determinação, adrenalina, êxtase.

Os 5 minutos de treino não serviram para mais nada que não ter o primeiro contacto com o Kart e com a pista. Devo confessar que estava preparado para ficar em último.

A 1ª manga ficou marcada pelo incidente na 2ª curva, na qual pude constatar que o adjectivo “saltitante” se adequa ao bico do Kart. Fui guloso e, acima de tudo, provou que estava ainda muito verdinho.

Em suma, no treino de 5 minutos e na 1ª manga fiz tudo aquilo que deveria ter feito num treino antes da prova; Perceber a pista, o funcionamento do Kart e, muito importante, a delicadeza do “bico saltitante”. Talvez essa foi a nossa grande lacúna, considerando a grande experiência dos restantes pilotos.

Entretanto veio a chuva, o que levou literalmente os meus planos por água abaixo. Conduzir à chuva é inexplicavelmente entusiasmante, contudo a chuva não permitiu que competisse verdadeiramente e que evoluísse.

Se por um lado, pessoalmente a chuva não me agradou, por outro (e porque esse era o desejo da comitiva) fiquei feliz pelas prestações dos restantes pilotos do NKO. Absolutamente soberbos; O MAD Billy só o vi na partida, o “the Fox” parecia um relógio à minha frente, o “The Stone” pôs-nos com as mãos na cabeça e aos saltos na box com a recuperação de 19º para 6º (aquela direita em slide!!!) e o Gonçalo (que não refiro em último por acaso) mostrou toda a sua categoria e esteve quase a fazer ecoar bem alto a sigla NKO na maior festa do Karting amador nacional.

Em jeito de conclusão, fica a certeza de que ainda nos falta o “danoninho” para estarmos em condições de lutar por um lugar no meio da tabela classificativa; outra coisa não seria de esperar atendendo à reduzida experiência.

O melhor estava ainda para vir algures na A1 (área de serviço de Pombal), com uma bem apetitosa sandes de leitão e o golo do Mantorras.

Abraço a todos, foi um privilégio. Venham daí mais desses Sábados.

T T Danny disse...

Só mais uma coisa.

Não poderia deixar de fazer referência ao super director de pista. Qual Charlie Whiting, qual quê?!

Que grande figura. Grande abraço, caso (numa remota possibilidade) leia este post.

Anónimo disse...

Xiiiiii! Eheheheh!
É pá, já nos iamos esquecer de mencionar a "sandes" de leitão e o golo do Mantorras!!! 5 estrelas! :)
Boa Dani. ;) Até isso valeu...
Grande grupo!

Anónimo disse...

Fazes-me rir SEMPRE! :D

Ai o Mantorras...

... e a lista de "flops" da última década... :p

Agora mais a sério: destaco a expressão "estava preparado para ser último" ; isso diz-me muito, e é uma humildade notável, além de exigir uma força considerável para "ir lá para dentro" com ganas. Sim senhor, vocês são mesmo grandes.

Estou sempre a aprender, e isso é que é bom. Ainda me lembro de te ouvir dizer, enquanto me olhavas... "tens vergonha de quê, pá?! Não tens nada que ter vergonha!"

Nem mais.

Anónimo disse...

:D:D o tipo era o maior must que se tem visto. Ainda me arrepia só de me lembrar dos gestos dele antes das largadas. LINNNNNNNNNDO!

Dava aquele toque de profissionalismo à coisa... senti-me tão bem, apesar da... "coça" :P

E ter público é outra coisa!, embora tenha andado 13 voltas a querer "desaparecer"...

T T Danny disse...

Uma última coisa.

Um piloto da comitiva ainda tem de acender a velinha no Santuário (não penses que me esqueço).

Ele pediu e a Santa cumpriu, com tudo. Eu testemunhei.

Abraço.

Anónimo disse...

Ouviu até bem demais... provavelmente deve ter sido uma "mãozinha" em jeito de sabotagem... grrrr!
Para o ano não falho, vai a velinha antes da provinha!

Anónimo disse...

Eheheh! Já assumo que lá (TIT) vou para o ano. Nem que tenha de sabotar a classificação!!! EU VOU! :)

Anónimo disse...

Eu também gostava de ir...

Anónimo disse...

É também com estas corridas, não tão bem conseguidas, que nos tornamos melhores pilotos.

Parabéns aos 5 ;)

Anónimo disse...

Ora nem mais!

Anónimo disse...

Por fim fiquei sem compreender muito bem o título da crónica...
É a velha história do copo?... tanto pode ser meio cheio como meio vazio?

De qualquer maneira vocês é que mereceram lá estar, e qualquer outro de nós não teria feito melhor, antes pelo contrário (falo por mim!) - PARABÉNS ...

... só que às vezes faz bem cair da mula abaixo :-)

Anónimo disse...

Foi basicamente isso, Quico :D

E tombámos bem forte da mula!

PJ disse...

Ainda estou com dores nas costas!

Anónimo disse...

A mim dói-me o cotovelo!! :p

Bullet disse...

Pois é... parece que não foi fácil!
Mas valeu o vosso esforço. Parabéns a todos! Afinal ficaram logo atrás do KartBraga...
Sinceramente não esperava que houvesse uma diferença de andamentos tão grande! No TIT não são todos amadores?
Caso tivesse ido não esperaria tantas dificuldades. Também ia levar uma grande sova e a desilusão ia ser enorme, principalmente a chover!
Só se pode concluir que temos muita margem para evoluir (e que margem!), pois podem crer que "eles" não têm mais potencialidades que nós! Havemos de lá chegar e não é só a meio da tabela!
João Mendonça, fico contente por saber que te divertiste e que tiveste muito provavelmente uma prestação acima da que eu teria. Por um lado não fiquei muito desapontado por perder a prova pois tive um congresso na Corunha que foi muito interessante do ponto de vista científico. Apesar disso fico com o sentimento de ter desperdiçado uma excelente oportunidade de passar um dia fantástico na vossa agradável companhia. Grande grupo! Já tinha tido a experiência das 12H de resistência.
Guto, bom texto, como sempre!
Grande abraço a todos e até breve!

Anónimo disse...

Uma pena não teres ido, Bullet! É mesmo obrigatório. Respira-se velocidade, só se pensa em velocidade, e a malta é muito porreira. Quanto ao nosso grupo, começa a deixar saudades para os fins-de-semana em que não há corridas!!
S-Ã-O O-S M-A-I-O-R-E-S!!!