domingo, junho 27, 2010

A ferro e fogo, no regresso do «Boss»

A quarta prova do campeonato do NKOK 2010 rumou até Fátima, no dia de ontem. Fátima apresenta um dos melhores circuitos a nível nacional, grande profissionalismo da Organização (há sempre 3 ou 4 comissários na pista), e uma frota que se destaca das restantes que conhecemos, por serem karts que aproximam o estilo de condução do dos karts chamados «privados». Ainda assim, começa a notar-se um progressivo (e natural) desgaste da frota, que vai agudizando as diferenças entre o miolo dos pelotões dos diversos campeonatos que ali se deslocam. Ora, se a decisão da Direcção do NKOK – de ir a Fátima realizar uma das suas provas – se tem baseado na qualidade do binómio «pista/karts (+ equilibro da frota)», vamos ter de ponderar com muita acuidade a realização desta prova, em 2011, uma vez que encontramos muita dificuldade, pelo segundo ano consecutivo, em reunir o número mínimo de pilotos. E como as provas se querem com mais de 20 inscritos, preferencialmente, Fátima será, conforme dito, alvo de escrutínio para campeonatos futuros. Uma situação a rever e a ser conversada entre todos os pilotos.
Passando à acção propriamente dita, que a houve, esta resumida crónica será mais centrada nos 5 lugares cimeiros do que o habitual. Ao contrário daquilo que costuma suceder-se, nesta prova não tive qualquer oportunidade (feliz de mim) para observar outras lutas que não aquelas em que me vi envolvido – na primeira manga pelo 2º e 3º lugares, e, na segunda manga, pelo 3º e 4º lugares. Portanto, farei uma breve resenha da prova baseando-me, somente, nas «estatísticas» finais, e não em ocorrências em pista que tenha visto ou presenciado.
Os treinos para a primeira manga confirmaram uma superioridade quase esperada do «Boss», Alex Gonçalves, que assim parecia querer redimir-se do erro invulgar registado na última manga, em Baltar – para não falar dos erros no troféu Aventura! Como único piloto a rodar consistentemente no segundo 55, Alex rubricou uma pole sem espinhas. Eu alcancei um (permitam-me) excelente segundo lugar à partida, à frente do Renato, do líder do campeonato, o Paulinho, e do nosso General, em 5º. Realço a bela qualificação do Quico e do Luís, 6º e 7º, respectivamente.
A largada para a primeira manga ditou o meu (suposto) afastamento da luta pela vitória; sentia que tinha condições de importunar o Alex, mas quando sou ultrapassado pelo Renato, Paulinho e Gonçalo, as minhas ténues hipóteses esfumam-se como o hausto de um cigarro. Com tantos pilotos de craveira à minha frente, restou-me respirar fundo e tentar subir a escada da classificação, degrau a degrau. Infelizmente, tudo o que consegui foi roubar o 4º lugar do General, numa boa travagem para a segunda direita da pista, logo na 2ª volta da corrida. Depois, foram 15 voltas no comboio «Renato-Paulinho», que ainda trocaram uma vez de posições, sempre comigo a escassas décimas de segundo. Procurei, ainda, pressionar o Paulinho, por diversas vezes, mas foram manobras que se quedaram sem sucesso, tendo o Paulinho defendido muito bem a sua posição em qualquer uma delas. No final das 17 voltas, fico a 2 décimas do 3º lugar e a menos de segundo e meio do 2ª, da posse do Renato. O Alex, esse, após a partida, disparou para um corrida sem mácula.
Registo ainda para o tranquilo 5º lugar do General e a boa recuperação do Vasconcelos, até ao 6º, bem como a manutenção do 7º lugar por parte do Luís. De resto, provas mais discretas para o Mendonça, Dani e Vilela, em lutas a que, segundo disse, não pude assistir, de todo. Ao longo das 17 voltas da primeira manga só vi os capacetes do Renato e do Paulinho!
Passando agora para os treinos da segunda manga, novo primeiro lugar para o Alex, seguido desta vez pelo Paulinho e pelo Renato. Eu caí para o 4º lugar, ainda assim um resultado muito bom – embora o kart me parecesse bastante mais instável do que o primeiro. Boa qualificação para o Mendonça, em 5º, e evidentes problemas para o Luís e para o Quico, últimos.
Quanto à corrida em si, voltei a largar muito mal, passando de 4º para 7º. Consigo terminar a primeira volta em 6º e, nessa mesma volta, aproveito um erro do grupo que seguia na minha frente para ultrapassar o Vilela, ele que fora prejudicado por esse mesmo erro, uns metros à nossa frente. Já em 5º lugar, voltei a fazer cerca 15 voltas num ritmo muito constante e atrás de um duo, desta vez do Renato e do Mendonça – que ultrapassou o Renato e não mais largou o 3º lugar, numa prova exemplar. Em 4º, o Renato também não cometeu qualquer erro, e apenas nas derradeiras 3 voltas consegui chegar-me aos dois, quando estes já «levantavam» o pé e controlavam o que faltava da corrida. Fiquei a 6 décimas do Renato e a 1 segundo do Mendonça, de novo tão perto dos lugares do pódio… mas sem argumentos para ter subido essas posições. Na frente, o Alex foi imperial e não deu margem de manobra aos rivais, rubricando nova vitória e tendo registado as duas voltas mais rápidas, uma em cada manga. Um fim-de-semana de sonho para o novo líder do campeonato. Nesta segunda manga, realce para as boas provas do Patrício, do João Sousa e do Quico, assim como um destaque negativo para as desistências forçadas do Vasconcelos, do Luís, do Vilela, e para os «azares» do Crazy Simões. A desistência do Vilela terá sido originada por um despique mais «acesso» com o Dani, algo que não vi, na pista, nem percebi, fora dela. As indicações que a Direcção recolheu, junto da Organização do Kartódromo de Fátima, ditarão as subsequentes acções, acaso se justifique. Fica, desde já, lançado o repto, a cada um dos intervenientes, para que esclareçam as suas versões, desta vez mais a frio. O que se pretende nestas provas do NKOK é, repito, camaradagem e convívio, por muito que nos custe, muitas vezes, separar algo que é a puro «feijões» da nossa vontade indomável de ganhar. Ninguém é imune a isso mesmo, e nós sabemo-lo.
Em suma, e em termos pessoais, uma excelente participação nesta prova de Fátima, com duas mangas sempre a fundo, envolvido em lutas a três, sem erros, sem incidentes, sem toques, e muita, muita adrenalina, naquela que tem sido a minha particular luta para segurar um dos lugares do «top-6», tarefa árdua num pelotão que se vem superando a cada batalha. Resta aguardar pela passagem do Verão e pelas 3 derradeiras provas do NKOK 2010 – Oiã, Fafe e Baltar.
Como em Fátima… serão provas «a ferro e fogo»! Prometem!

9 reacções:

General disse...

Parabéns aos homens do pódium! E a todos os nossos pilotos que, mais uma vez se mostraram em bom nível... salvo um ou outro incidente.
Realmente concordo com a observação sobre a (infelizmente) já notória diferença de andamento entre a frota de Fátima. Curiosamente, o Luís vinha a falar sobre esse pormenor na viagem de Braga-Fátima. Dizia ele que tinha registado um preocupante desnível no andamento dos karts... contrapunha eu (para incentivar a ida) dizendo que era "normal e tal"... Ora bolas Moskito!!! Foi das poucas corridas, entre a última dúzia delas, que me senti totalmente incapaz... :( Continuo a gostar bastante da condução dos karts e do traçado da pista mas, fiquei muito desgostoso com as diferenças de prestação dos karts... algumas são abissais, como dizia o Moskito... e que razão tinha!
A ver vamos...

Felizmente o campeonato ruma nas próximas corridas a kartódromos onde estes problemas não se sentem tanto... venham eles!

Luís Aguiar disse...

Eu avisei acerca dos Karts, é que ali não dá mesmo hipótese... Deixa lá que eu na 2ª corrida andei a "penar" a corrida toda (1,5 segundos mais lento por volta em relação à primeira corrida) a ver se o pessoal desistia para ir subindo umas posições e fui compensado com um motor partido na última volta.

Alex Senna disse...

Fátima!!!!!
Realmente, começa a ter diferenças de andamento. Quer seja por motor, chassi ou mesmo pneus bastante diferentes em termos de adrência.
E são estas diferenças entre Kart's que ditam quem pode, ou não, lutar pelo campeonato. Eu, até tive sorte com 2 máquinas a corresponderem ás expectativas. São sem dúvida os melhores, para corridas de grupo, já não é só travar e acelerar a fundo, têm um grau de condução bastante acima do que outros kartodromos. O azarado do dia foi nosso General,com 2 kart's com pneus de 5 € levas 10 :-)

Abraços

Guto disse...

Ehehehe, "pneus de 5€"... LOL

Aquilo é velhice, pá!! Já tem problemas de ciática!

General disse...

Ehehe!
Encontramo-nos em Oiã!!! Velhice...!? Vais levar uma volta!!! #&$%"#!

Guto disse...

LOL

Isto está a aquecer!!! :D:D

Vou dar-te um toque "daqueles"... subtis... tiro-te do caminho e VENÇO a prova!!

Alex Senna disse...

Vençes a Prova!!??
#%%$"&&%$"
Isso querias tu, arrumas com o General e eu entretanto vou-me embora ihihihihihih

Guto disse...

Kakaka! Enquanto escrevia, pensava... "Bem, e o Alex?! Arrumo um e falta outro... hummm..."

Assim é mais complicado... se ao matar um me aparece outro... ora bolas!

General disse...

LOL!
Cuidado...