segunda-feira, abril 07, 2008

Entrevista a João Mendonça - 3º Classificado NKO III

1 - Balanço final desta III prova do NKO?

O São Pedro acabou por proporcionar excelentes condições para mais uma corrida do NKO. Esta versão da pista, "pista grande", é sem dúvida muito boa na minha opinião. Apesar de salientar ainda mais a diferença de andamento entre os bólides, aprecio bastante aquelas 2 primeiras curvas pós meta. Continuo a destacar pela positiva a competitividade de andamentos que continua a verificar-se em pista em condições normais (quero dizer com condições normais, quando temos karts que não perdem 3 a 4 metros na recta da meta, simplesmente porque não andam!). Em termos pessoais, o resultado final acaba por ser muito positivo, já que na 1ª manga fui apenas 11º (não houve engano?!... desta vez não estava a contar receber o caneco ... se ficasse com o meu amigo TT Danny ficava muito bem entregue também).

2 - Principais incidentes/acontecimentos ocorridos ao longo de cada uma das mangas?

Na 1ª manga mal me apercebi do que estava a contecer na frente do pelotão. Arrancando da 12ª posição com uma verdadeira torradeira nas mãos, que ainda dava uns cortes na recta, limitei-me a tentar ganhar tempo nas curvas mais técnicas do circuito. Isso permitiu compensar a falta de velocidade do kart e manter uma luta acesa com o Francisco Miguel. Acabamos separados por 0,118 seg.! Grande luta. Na 2ª manga, largando da 11ª posição, apanhei um kart que, embora estivesse bastante desalinhado, já não perdia os tais 3 metros na recta. Fui surpreendido pela rapidez com que os últimos pilotos da grelha se chegaram a meio do pelotão ainda na 1ª esquerda. Aproveitei alguns dos muitos toques que foram dados nessa 1 volta para ganhar algumas posições. Depois vi-me envolvido numa luta directa a 3 com o Miguel Pinheiro e o António Pedro. Foi durinho! Quando me vi na 2ª posição já era tarde de mais para alcançar o João A. Simões, que manteve um ritmo constante sem dar grandes hipoteses na frente. Esta manga acaba por ficar marcada pela grande confusão e agressividade demonstrada por alguns pilotos nas 1ªas curvas.

3 - Nível de andamento do pelotão/ evolução do mesmo?

O nível de andamento tem evoluído de forma positiva, na minha opinião. Se conseguirmos manter o fair-play dentro da pista penso que poderemos continuar a evoluir no conjunto e a dignificar este campeonato.

4 - Perspectivas para as próximas corridas? Objectivos?

Era importante que as diferenças de andamento provocadas única e simplesmente pela disparidade de performances dos karts fosse remediada. Sendo impossível eliminar essas diferenças por completo, temos assitido a um agravamento das mesmas, o que pode causar algum desânimo a quem constantemente tem o azar de se sentar em determinados bólides. Ainda assim, a sede de ganhar continua bem visivel no pelotão. A próxima prova tem a particularidade de ser feita no sentido contrário dos ponteiros do relógio, o que é capaz de contribuir para baralhar as contas, ou talvez não! Estou ansioso por experimentar essa nova versão da pista. Certamente vão surgir novos nomes nos lugares da frente, a avaliar pela boa performance e boa evolução demonstrada pela maioria. O meu objectivo é divertir-me, acima de tudo, mas se possível a terminar na frente!

2 reacções:

Pedro Vasconcelos disse...

Condiçoes Excelentes ...
Excelentes My ass!!!

condiçao excelente é chuvor cupiosamente!!

Anónimo disse...

Também concordo! ;)