segunda-feira, abril 07, 2008

Entrevista a Pedro Vasconcelos - 2º Classificado NKO III

1 - Balanço final desta III prova do NKO?

No cômputo geral acho que foi um sábado muito positivo. Está visto que as situações menos claras nunca irão desaparecer, embora acalmem com a chuva. Mas fora um ponto ou outro penso que toda a gente se comportou bem, pelo menos comigo, não havendo situações menos boas da minha parte. Pela primeira vez, tive a noção do que é ter um karting mau. Nota-se bastante diferença, especialmente na vertente física. De referir também que não simpatizo muito com a parte nova do circuito. As duas primeiras curvas são realmente curvas de condução e coração, mas o resto parece-me mais um traçado de TT desenhado por "periceiros"!... Se disser que acho essa sequencia sofrível estou a ser eufemístico.

2 - Principais incidentes/acontecimentos ocorridos ao longo de cada uma das mangas?

A primeira manga foi realmente interessante. Ficámos os três, (Miguel, Gonçalo e eu) logo juntos e conseguimos uma distância "de segurança" para o restante pelotao. A meu ver teríamos sido mais inteligentes os 3 se nos temos entreajudado mais por forma a cavar um fosso maior, uma vez que não estávamos assim tão longe do 4º. Fica a nota para a próxima. Depois disso, ainda me tentei intrometer de modo a ir para a frente, mas comecei a perceber que se o fizesse de inicio não teria resistência física para chegar ao fim. Depois de ter sido passado pelos dois, limitei-me a segui-los e a fazer a entreajuda necessária de modo a nenhum de nós ficar para trás. Este passo a meu ver foi fundamental, pois só o facto de os meus adversários se terem guerreado me permitiu manter o contacto com eles e não ficar para terceiro. Depois de ter passado para segundo, a 7 ou 8 voltas do fim, procurei entrar em ajuda com o Miguel, que nos fazia vários sinais aos dois para isso. Percebi que o Gonçalo perdera um pouco o contacto, e para o final da corrida foi discutir a posição com o Miguel. Claro que, tal como os meus adversários referiram, a minha sorte foi que o karting era um foguete nas saídas. Depois do gancho no miolo do circuito conseguia ficar sempre com distância para não ser muito incomodado. Queria pedir desculpas ao Miguel porque lhe dei um toque na primeira curva ao tocar-lhe na roda traseira. Estava a ensaiar a ultrapassagem e depois vi que não dava... Para não perder tempo não desacelerei! Quase corria mal! Na última volta tivemos uma dobragem na zona da chicane e eu por uma questao de sorte não passei de primeiro para terceiro. No entanto, preferi não arricar porque entre passar para terceiro ou passar para 5º ou 6º por um despiste na ultima volta, escolhi a opção mais racional. E como no fim do dia, os pontos não são mais do que números...! Na segunda manga a história foi outra. Pela primeira vez posso dizer que me saiu um veiculo realmente miserável. Apesar de ter motor, não curvava para a esquerda. Entre a parabólica interior e a curva de entrada no circuito da "gincana" estaria a perder um segundo. Com um mau karting e a resistência física a passar à história, limitei-me a cumprir voltas e a não incomodar a vida dos mais rápidos que eu. Apesar de o karting estar mais rápido que muitos em recta, perdia sempre tempo nas curvas para a esquerda. Pelo meio ainda ia ajudando os mais rápidos que eu mas cujos kartings tinham menos motor. Pelo menos ao Gustavo e ao Joao C. Simoes, embora o Joao C. Simoes não tenha achado muita graça ao facto de me estar a sentir nas costas. No entanto, se analisar a corrida verá que foi só em rectas ou saídas de curvas.

3 - Nível de andamento do pelotão/ evolução do mesmo?

Mais uma vez parece-me que, na generalidade, o ritmo está a aumentar. No entanto, se analisarmos posições e tempos por volta percebemos a importância do sorteio no resultado final! É admiravel a diferença! Não quero pegar em situações particulares, mas façam a velocidade média e vejam! (uma vez que estamos a falar de percursos diferentes).

4 - Perspectivas para as próximas corridas? Objectivos?

As próximas corridas prevêem-se animadas como sempre mas espero que a sorte beneficie outros. Estou ansioso por andar a par com muita gente com quem ainda não tive oportunidade. As minhas ambições daqui até Outtubro serão menores, pois o calor vai apertar e eu não vou aguentar tanto tempo com a performance que gostaria. Como objectivos para todas as provas... que me calhem bons karts no sorteio e que não esteja envolvido em incidentes! É meio caminho andado para um resultado porreiro.

1 reacções:

Miguel Pinheiro disse...

Estas desculpado Vasconcelo, mas da proxima vez faço-te igual para veres a sensação de "deitar tudo a perder" ehehehehe
abraços