quinta-feira, julho 29, 2010

24 Horas Gaia - Rui Cândido

- Adorei a volta a pé pela pista, que considerei importante, e logo aí fiquei muito bem impresionado. Detestei, na volta a pé, nos treinos, e na corrida, todo o sector desde o funíl até o "T"; horrível.


- Os treinos forma marcados por uma experiência muito negativa. Na 2ª ou 3ª volta (não sei quantas dei), entrei demasiado depressa na Laguna Seca, fiz pião e bati nos pneus. O problema não foi o acidente em si. Como o carro estava imobilizado, ainda cheguei a queimar um pouco a embraiagem quando pisei o acelerador e o kart nem se moveu, fui vendo alguns pilotos a lutarem com os karts para não embaterem contra mim. Estava ali sentado, um pouco perdido, já que não conseguia pôr o carro em movimento e não estava com muita coragem para me levantar. Fiquei bloqueado e, após finalmente ter-me posto e pé e colocado o kart a andar, fui até à box a remoer o perigo que aquela pista encetava. Fiquei com medo, devo confessar.

- Entre os treinos e o 1ª turno fui passear pela pista para tirar fotos e para ficar com as referências dos melhores pilotos. Aprendi muito.

- Entrei para o primeiro turno condicionado pelo receio de cometer um erro e levar com 5 karts em cima, vindos de todos os lados. Mal entro em pista, a corrida é interrompida e entra o Pace-kart. À medida que as voltas se sucediam em ritmo lento fui ganhando a confiança necessária. Fiz um 1ª turno cauteloso, com respeito pelas bandeiras amarelas (era daqueles que levantava a mão e abrandava) e pelos pilotos que ia conseguindo ultrapassar. Solidifiquei o que tinha aprendido enquanto tirava fotos.

- O segundo turno foi fabuloso. 4 horas da madrugada. Pista escorregadia e molhada em alguns sectores. Senti-me verdadeiramente rápido. Ultrapassei "dezenas" de karts, conduzi perto do (meu) limite e não cometi um único erro, nem um slide, nada. Senti-me muito maduro e com o controlo pleno do kart. Só quando estive parado antes e após o turno que notei que o volante tinha folga.

- O terceiro turno foi parecido só que com a pista seca (menos na parte final do turno), mas com uma diferença; estava tão confiante no meu conhecimento da pista e do Kart que fui (naturalmente) agressivo; completamente ao ataque; Rádio quê? Paulo Ramalho? (não me ganhou 2 metros...) Pastelaria Nova quê? Jospedois quê? Passei gajos em todo o lado: à saida do "T", no final da subida para a Av. Republica, no final da recta da meta, antes da Laguna, na Laguna, após a Laguna, tudo... e não cometi um único erro, ZERO x ZERO.

Isto tudo é bonito, mas não passa daquilo que eu experienciei na pista. Quem estava cá fora, com os dados à frente pode ter visto tudo diferente de mim. NÃO SEI. Isto fez falta. Senti-me motivado com o sinal que fizeste (Gustavo). Obrigado. Fiquei com peso de consciência de não ter podido ter feito o mesmo.

- O quarto turno não existiu (pace-kart, largada, oficina).

Depois de ler o mail do Alex, fiquei com a sensação de que a avaliação da minha prestação não foi muito positiva... Acho que nunca saberei porque no fundo ninguém esteve muito atento aos outros. Estava tudo a pensar na "sua quinta".

1 reacções:

General disse...

Eu testemunhei um óptimo andamento teu, num dos turnos... não sei se terá sido o segundo ou terceiro... havia um grupo de pilotos/ equipas de "nome" que não te ganhava tempo nenhum.

Também acho que o Alex não fez nenhuma análise ao andamento individual dos pilotos da equipa. Fez considerações sobre a postura de cada um... não considero que tenha dito que tiveste uma prestação negativa, longe disso. Notou foi alguma "tensão" da tua parte, talvez por estares "receoso" (como dizes) ou por não conheceres a maior parte dos pilotos e não estares tão "à vontade"... isto sou eu a falar por ele... :)

Na minha opinião acho que houve muito bom ambiente entre os elementos da equipa. Óptimas conversas, discussões de táctica sem prevalecimento de nenhuma ideia pré-concebida, todo o pessoal foi prestável sempre que isso lhe foi pedido... a base está construída, agora é ir "cimentando" e colocando uns "tijolos", para crescermos...