quarta-feira, janeiro 09, 2008

Formato da Prova Inaugural

A prova será composta por uma sessão de treinos de 10 minutos, da qual sairá o tempo da melhor volta de cada um, por forma a formar cada uma das 2 mangas que comporão a primeira corrida. As mangas serão formadas como se segue:



MANGA A

- 1º treinos
- 4º treinos
- 5º treinos
- 8º treinos
- 9º treinos
- 12º treinos
- 13º treinos
... ... ...


MANGA B

- 2º treinos
- 3º treinos
- 6º treinos
- 7º treinos
- 10º treinos
- 11º treinos
- 14º treinos
... ... ...

Após realizadas ambas as mangas (duração de 15 minutos cada uma), a classificação e respectiva pontuação desta primeira corrida serão dadas pelas melhores médias de cada piloto, independentemente da participação ter sido na manga A ou na manga B.
Conlcuída esta primeira parte da prova, realizar-se-á a segunda corrida, composta novamente por 2 grupos, a saber:


FINAL A

- 1ª média
- 2ª média
- 3ª média
- 4ª média
- 5ª média
- 6ª média
- 7ª média
- 8ª média
- 9ª média
- 10ª média

FINAL B

- 11ª média
- 12ª média
- 13ª média
- 14ª média
... ... ...

A FINAL A classificará os primeiros 10 pilotos (variável consoante o número de participantes), e a FINAL B dará a restante classificação (para a pontuação da segunda corrida).

Para cálculo da classificação final (e atribuição dos prémios) serão somadas as duas corridas.


O preço da corrida será de aproximadamente 35€ (nunca mais de 40€). Assim sendo, pede-se a cada piloto que leve o dinheiro no dia da prova e pague no início da mesma. ATENÇÃO: no KIVI não há pagamento por multibanco. É obrigatório levar-se o dinheiro, sob pena do piloto não poder participar na corrida.

8 reacções:

Anónimo disse...

A nossa intenção, ao fazermos a classificação da primeira manga de prova pelas médias, é fazer com que os pilotos tenham a preocupação de andar rápido e para a frente. Não tem tanto interesse andar a "fechar a porta" ao piloto que vem atrás se este estiver claramente mais rápido. Tem mais interesse "deixar" passar e aproveitar o andamento dele para melhorar o próprio andamento e consequente média final.
Sendo uma pista relativamente complicada para as ultrapassagens, é importante que os pilotos não se "alarguem" muito... ;) É preciso começar a ter a preocupação em ser mais rápido e não em ser mais lento... andar para a frente e não para trás.

Anónimo disse...

Este formato de prova é específico das provas Indoor. No Kartódromo de Viana fica tudo igual à prova de Warmup.

Anónimo disse...

Para cálculo da classificação final serão somadas as duas corridas como? A classificação da primeira e da segunda ou só os tempos?

Quico disse...

Parece-me bem o formato encontrado para as provas. Parabéns á direcção pelo esforço de tornar as provas equilibradas e com oportunidades iguais para todos.
No entanto convém dizer duas coisas:

1º) Um aviso – será necessário começar cedo, pois o programa é longo – treinos + 4 provas, com os intervalos necessários para as contas.

2º) Dúvidas / Esclarecimentos:
a) os treinos serão feitos em duas mangas ou numa só? Se calhar nem haverá karts que chegue para ser todos ao mesmo tempo. Se for em duas, como serão distribuídos os pilotos? Por sorteio?
b) como serão distribuídos os karts? Por sorteio ou simplesmente pela ordem em que eles estiverem nas boxes? A segunda hipótese parece-me mais simples e expedita.
c) o princípio de inverter a grelha na segunda manga mantêm-se? Neste caso a formação para as finais seria, no caso da Final A, na pole a 10ª média, depois a 9ª média etc…?

Anónimo disse...

- Todas as provas são constituídas por 2 corridas. Para atribuição da classificação na respectiva prova são somadas essas 2 corridas (como foi feito na prova Warmup). Neste caso (Indoor), na primeira corrida, a classificação é dada da melhor média para a pior (incluídas as 2 mangas). Na segunda corrida já é tudo normal e a classificação é dada pelo lugar alcançado (a primeira manga atribui os 10 primeiros e a segunda manga os seguintes). No fim somam-se os pontos dessas duas corridas e temos a classificação geral da prova.

- Em relação ao horário, pedimos aos pilotos para estarem no Kivi às 9.45h, para começarmos às 10h...

- Tanto treinos como corridas são feitos em 2 mangas.

- Os pilotos são distribuídos pela classificação obtida na prova de Warmup.

- Os Karts serão sorteados.

- Infelizmente, no Indoor, não é invertida a grelha (provocaria situações complicadas...).

Abraços

Anónimo disse...

Ok. Percebido.

Acho que encontraram soluções para todos os problemas que naturalmente surgem neste tipo de kartódromos e frota. Parabéns.

T T Danny disse...

Aproveito, também, para parabenizar a direcção pela credível organização que estão a impregnar a este evento.

Posto isto, sou da opinião de que a Final A e a Final B devem ditar as posições finais. Assim, a Manga A e a Manga B seriam apenas classificativas. Os dez mais rápidos passariam à Final A e os dez mais lentos à Final B. O vencedor da final A somaria a pontuação máxima e o último da Final B somaria 0 (zero) pontos. Penso que seria mais fácil de ordenar a classificação final.

Saudações desportivas.

Anónimo disse...

O problema é que se pontuarmos só a última corrida, as provas Indoor teriam só metade dos pontos das Outdoor. Em cada prova temos de pontuar 2 corridas, não acho justo as Indoor pontuarem só 1 vez. Poderia haver a hipótese de serem pontos a dobrar, mas tb não seria o mais justo...