domingo, janeiro 20, 2008

Wow!

Fantástico! Que primeira prova que tivemos no NKO 2008…! Com 3 pilotos inscritos à última hora no campeonato, o pelotão do NKO ficou ainda mais forte. Creio que não faltou mesmo nada nesta primeira “batalha” de uma “guerra” que, seguramente, durará o ano inteiro. Assim se espera!
De referir, apenas, e antes de entrar no “suminho” da prova, que só se lamenta que, no final, não se consiga agradar a “gregos e a troianos”. Falo por mim também, claro – e penso que um pouquinho por cada um dos pilotos que se viram envolvidos em lutas ao longo de ambas as corridas.
Sou forçado a dizer que tudo começou, efectivamente, nos treinos… Sei que é uma afirmação axiomática, no entanto já perceberão o que quero dizer com ela.
Com as mangas de treinos, houve claramente 3 pilotos que se destacaram pela estonteante rapidez: Miguel Pinheiro, João “The Bullet” Simões, e M.a.d. Billy! Mais atrás, seguindo-os de perto, Gonçalo “The General” Abreu, Luís “Moskito” Aguiar, e João “The Stone” Mendonça. Este foi o sexteto principal da fase de treinos. Posto isto, e cumpridas as quatro mangas, a verdadeira acção começou a aquecer, verdadeiramente!
A manga A contou com as duas grandes estrelas do dia; Miguel Pinheiro e João A. Simões – simplesmente imparáveis. Miguel Pinheiro, com uma condução exímia, muito tranquila e consistente, foi intocável do início ao fim, tendo sido secundado por João A. Simões que, sozinho, realizou uma primeira corrida sempre a um nível elevadíssimo. No resto do “pelotão”, realce óbvio para a fantástica luta entre João C. Simões e TT Dany, a durar voltas e voltas, até que um ligeiro toque deixa João C. Simões virado ao contrário e sem hipótese de fazer mais do que “acabar a corrida” – acabou por perder duas voltas no “acidente”. Boa prestação de Tiago Vilela, muito regular na casa do segundo 28, e andamento muito semelhante e consistente de Renato Mota, João M. Silva e Quico. Neste particular, de sublinhar as performances de Renato Mota e João M. Silva, dado que todos nós estamos bem familiarizados com a rapidez do Quico.
Finalmente, uma palavra de alento para João Ferreira, que continua a melhorar de forma notória, sendo inclusive elogiado por diversos pilotos pelo fair-play em pista. O “fardo de palha” saiu (de novo) ao “Moskito” Luís Aguiar, que não chegou a fazer 10 voltas, depois de um pião à volta 6 o ter feito desistir, com um misto de frustração e cansaço.
A manga B foi no mínimo curiosa. Prova solitária em “passeio” para M.a.d. Billy, e uma luta acérrima entre “The General”, Guto “S”, “The Stone” Mendonça e Pedro Vasconcelos – que fez uma recuperação notável de 8º para 3º.
Na segunda parte da tabela, vantagem para Hugo Batista, sempre consistente, seguido por João Sousa e José António, estes últimos 2 com uma média igual ao milésimo! Ligeiramente mais atrás, Luís Massa, com tempos sucessivamente mais rápidos durante as 30 voltas da prova. A fechar esta manga B, Alexandre “Danoninho” Portugal, “um bocadinho assim” – muito pouco – mais lento que os demais.
Foram, penso eu, os aperitivos ideais! Mas o melhor estava ainda para vir…
Apurados os 10 mais e os 10 seguintes, realizaram-se as tão aguardadas finalíssimas.
A manga B da 2ª corrida foi plena de emoção, com lutas francamente boas e andamentos verdadeiramente competitivos. Prova sem incómodos para Quico, vencedor “sem espinhas”, e uma “exibição” brilhante para João C. Simões, de “faca nos dentes”, com o melhor tempo da manga, já no segundo 27.
Bela prova também para Luís Massa e João Sousa. Palavras de apreço e forte elogio para João M. Silva, que apenas se viu relegado para 5º lugar no final, e por ter sido abalroado pertíssimo do fim. De resto, novo “fardo de palha” para Luís Aguiar. O “Moskito” teve um dia, no mínimo, aziago…
E eis que se ouviram os rufares dos tambores; merecidamente, iríamos assistir ao “ex líbris” da primeira prova do NKO. Diria que… é incomentável! Em vez das palavras, só as imagens fariam jus ao que se passou em pista.
Mais uma vitória sem mácula do sónico Miguel Pinheiro, nova demonstração de talento por parte de João A. Simões (brilhante toda a manhã), e uma prova de raiva para Tiago Vilela, a segurar “The General” atrás de si. Também na luta entre Tiago Vilela e Gonçalo Abreu, Paulo “M.a.d.” Vilela, que foi perdendo progressivamente a “força”, tendo acabado a corrida com a preocupação de ter “The Stone” Mendonça a calcar-lhe os calcanhares. Guto “S” fez uma corrida de “trás-para-a-frente”, depois de, tendo partido de 4º, se ter visto em 10º lugar logo à 3ª volta. Luta animadíssima e sem tréguas entre TT Dany e Hugo Batista, com 4 trocas de posição nas derradeira 2 voltas! Por fim, Pedro Vasconcelos, o “azarado” da manga, envolvido numa das pontuais “carambolas” – quase inexistentes nesta “super especial”.
Uma manga a roçar a magnificência, um verdadeiro “rebuçado” para quem pôde assistir. De salientar, como prova da qualidade e da competitividade desta última corrida, as voltas mais rápidas dos 7 primeiros classificados: 27,14s / 27,25s / 27,31s / 27, 32s / 27, 33s / 27, 35s e 27,41s. Notável!
Resta-me (nos) elogiar os 3 primeiros classificados, a presença e a participação de cada um, inestimáveis, e a simpatia e qualidade que as 3 contratações “na última” significaram para o NKO: Miguel Pinheiro, Tiago Vilela e Luís Massa, o nosso muito obrigado!!
Em Fevereiro há mais…

4 reacções:

T T Danny disse...

1º) Ao Sr. João C. Simões, as minhas desculpas, agora perante todo o pelotão, pelo incidente. Apesar de não intencional, viu a sua corrida estragada. Obrigado pelo grande desportivismo com que aceitou as minhas explicações.

2º) À organização, parabéns pelo profissionalismo. Trabalho em demasia concentrado em poucas pessoas, recompensado pelo sucesso da prova. Nas próximas corridas deve haver maior envolvimento de todos os pilotos na organização das mesmas.

3º) A todos os pilotos, obrigado pela fantástica manhã de Sábado e parabéns para as excelentes performances individuais; foi notória a evolução de todos, mesmo dos menos rápidos.

4º) Ao meu caro amigo Hugo Batista, foi um prazer disputar a posição contigo durante aquelas voltas todas. Realço o grande desportivismo pela qual se regeu. Parabéns por teres alcançado meritóriamente a 8ª posição.

5º) Na finalíssima, sem qualquer preseunção, permitam-me estender o realce das votas mais rápidas às alcançadas pelo 8º (27'62"), pelo 9º (27'52") e pelo 10º (também abaixo do segundo 28).

Grande Abraço.

P.S.: Estou ansioso por ver as fotos e os vídeos.

Anónimo disse...

Não fico com muitos motivos para ter saudades desta prova... ;) Embora sendo IMPECÁVEIS (sempre a querer fazer o melhor), os responsáveis do Kivi ainda ficam um furo atrás da organização do Kartódromo de Viana. A parte da nossa organização tb não correu como eu gostaria mas, acho que o balanço foi positivo. Com algumas "queixas" à mistura, numa pista "apertada", as provas correram sem grandes incidentes. Disso gostei... O meu obrigado a todos os pilotos, 5 estrelas!
Não está mal, para início de campeonato. Venham mais!

Anónimo disse...

Obrigado TT Danny. E olha que há boas fotos e filmagens... ;)
Não posso deixar de AGRADECER aos pilotos que se disponibilizaram a filmar e a tirar fotos, outro abraço para aqueles que verdadeiramente ajudaram no funcionamento da prova. Grande espírito!
Abraço.

Pedro Vasconcelos disse...

Nao foi azar!
Foi opçao por falta de fisico...