quarta-feira, março 12, 2008

Entrevista a Gustavo Simões - 2º Classificado

1 - Como descreves o teu "fim-de-semana" (treinos + manga 1 + manga 2)?

Perfeito. (longa pausa) É preciso dizer mais alguma coisa? (esgar de satisfação) Melhor não poderia ter sido, na verdade. Acordei cheio de vontade no dia da prova mas algo receoso por estar a chover tanto. Receio da minha própria condução e da dos meus companheiros; é muito fácil estragar a corrida involuntariamente, e eu não queria isso de maneira nenhuma - nem fazê-lo nem ser alvo de. Acabou por ser um dia inesquecível. Nunca imaginei, antes de entrar na pista pela primeira vez, que iria ser tão competitivo naquelas condições. Foi verdadeiramente um momento Zen, de... pura concentração. Não cometi um único erro durante 49 voltas, e penso que foi isso que ditou a minha classificação final. Fui ultrapassado apenas por 2 pilotos em todas essas voltas - 1 vez pelo Alex Gonçalves e 3 vezes (!) pelo General (refiro-me a situações de corrida, não às largadas, claro). Na primeira manga andei sempre atrás do Vasconcelos, sem lhe ganhar 1 centímetro (!!) e na segunda atrás do Billy. Bem, foi... perfeito.

2 - Como foi a tua adaptação às condições da pista?

Surpreendente. Estudei a lição em casa, na internet, através dos conselhos dados pelo Billy. Sabia que a pista tinha que ser feita «por fora», na zona suja (mais aderente nestas condições), não só porque o li mas também porque já tinha falado com uma pessoa muito experiente que mo tinha dito. Volto a dizer que o que relevo mais foi a consistência durante 49 voltas. Dei um toque no António Pedro (na última volta da 1ª manga) quando o estava a dobrar (era por vezes impossível ir à zona mais "limpa" da pista e equilibrar o kart), e um toque semelhante ao Hugo na 2ª manga. Em nenhum dos casos houve repercussões. E todos foram exemplares comigo. Perfeito (já disse isto?!).


3 - Que ilações retiras desta prova para o NKO, até pela introdução da variável "chuva"?


Uma muito importante e que se destaca: o amadurecimento de todos, em pista. Não tive nem fui alvo de toques, não os vi, e tive somente conhecimento de um ou outro caso de... optimismo exagerado. Fico feliz, como piloto e como organizador. De resto, adorei as condições difícies. É mais um aperitivo; o pelotão conduz bem, há competitividade. Muito giro. E gostei de andar com o «Senna» em pista! Um torpedo! (Senna = General)


4 - Principais situações de corrida? Comportamento dos adversários?


Situações vividas ou vistas: zero. Comportamento: exemplar. Penso que é justo salientar isto, além de afirmar convictamente que os progressos são notórios, por parte de todos. Mantém-se a agressividade, no entanto já se doseia a testosterona. Vamo-nos apercebendo que não vale a pena entrar em loucuras e estragar a nossa corrida e a dos outros.


5 - Perspectivas para as próximas provas?


Hmm... a próxima prova vai ser difícil. O circuito será o «grande» e a parte mais lenta e sinuosa da pista é bastante complicada. A adaptação não será fácil. Espero um contínuo aproximar de todos aos lugares da frente, numa diminuição progressiva das diferenças. De resto, General, Miguel, Bullet João, Billy, Mendonça e Vasconcelos são os favoritos, juntamente com o Moskito se estiver melhor dos bracinhos. Nós, o «resto»... é vê-los!

3 reacções:

PJ disse...

"De resto, General, Miguel, Tiago, Billy, Mendonça e Vasconcelos são os favoritos..."

Correcção: Billy é favorito a candidato a favorito.

Anónimo disse...

:D Seja feita a sua vontade, senhor ;)

Anónimo disse...

Ó Guto, apaga este jason, pf!