segunda-feira, novembro 19, 2007

Balanço

Apraz-me, como piloto e organizador, salientar a profunda simpatia de cada um dos pilotos que vão compor o campeonato do Norte Karting Open em 2008. Havia sido imperativo da organização reunir um leque de pilotos "bons" mas, sobretudo, simpáticos. Objectivo alcançado. Dos mais de 20 pilotos que farão parte do campeonato, embora conheça pessoalmente mais de dezena e meia, foi com agrado que pude constatar que todos se entrosaram desde o primeiro contacto. A pouco e pouco vamos conhecendo melhor os parceiros de pista. Já na sexta-feira passada, por obra do acaso, ficara a conhecer o João Sousa e o Patrício Silva, que logo mostraram ser pessoas afáveis e muito bem dispostas. No Domingo só confirmaram. Pena pena pena que o Patrício não possa fazer o campeonato em 2008. De realçar que foi o 2º classificado na geral. Palavra também para o Pedro Antunes, o João Ferreira, José M. Ferreira, e Ricardo Figueira. Gostei de vos conhecer. Nota de mérito para o Quico, muito veloz e competitivo. O resto da malta... conheço-vos bem!! Confirmou credenciais o Vasconcelos, o Vilela foi simplesmente fantástico (nunca esquecerei as 15 voltas "juntos", mesmo quando chegar à F1 - és mesmo o meu piloto fetiche!), travei um luta limpa com o Patrício, assisti a um duelo sem tréguas entre os primos João e Henrique (asflato, terra, terra, asfalto!!), e vi a malta a dar tudo por tudo. Tive pena que o Luís tenha tido tanto azar na primeira manga, embora não tenha deixado os créditos por mãos alheias na segunda. Muito bom. Palavra também para o TT Dany que me passou com "pinta" na segunda manga e não mais me deixou recuperar os cerca de 2 segs que me ganhou. O melhor, para mim, claro, Gonçalo Abreu! Está no genes :D
Evidentemente que houve, há, e haverá sempre aspectos menos positivos, seja sobre o que for. Digo-o como piloto e como organizador. Peço é que não haja detractores. Todos remamos para o mesmo lado. O kartódromo é fantástico, as pessoas profissionalíssimas. Temos tudo para ter um campeonato fabuloso em 2008. Gostava que ninguém se "queixasse" mas tal é impossível. Recebo tais "críticas" como oportunidades de melhoria constante. Nunca deixem de dizer o que vos vai na alma. A nossa função é também essa: alertar e mostrar o caminho.
Que o rumo seja o da VITÓRIA!

17 reacções:

Quico disse...

Aproveito o intervalo do almoço para deixar aqui o meu balanço.
Primeiro dizer que passei uma manhã de domingo porreira! Bom tempo, aceleradelas nos karts e principalmente malta fixe.
Agora agradecer os comentários e os cumprimentos pela minha pole.
Quanto ás provas, o facto de ter feito o melhor tempo nos treinos e na 1ª manga e ter andado umas voltas “mano a mano” com o Gonçalo fez-me pensar que estava a andar ao ritmo dos melhores e acabei por “adormecer” à custa disso. Afinal estava enganado e ainda tenho que evoluir + um bocadinho… se conseguir. Fiquei FULO com aquele erro da 1ª curva / 1ª manga. Mas tinha um kart muito bom e queria ir rapidamente atrás do Vasconcelos. Foi na tentativa de ultrapassar quem ia à minha frente - que não facilitou a ultrapassagem (também ninguém está lá para estender a passadeira aos outros!) -, a consequente falta de espaço e a falta de experiência que nos fez ficar naquela péssima situação. As minhas desculpas a quem por lá não conseguiu passar, principalmente, por razões óbvias, ao Luís Aguiar e ao Pinto Coelho – deve ser também uma questão genética. : ( Tenho as filmagens de tudo!
Por último parabéns ao pessoal do kartódromo (excepto aquele indescritível semáforo), à direcção e a todos os pilotos, principalmente aqueles que mais se destacaram e que toda a gente já sabe quem são.

Anónimo disse...

Agradecido. De facto, fui o melhor... naquela manga. Eheh

Anónimo disse...

Ó Quico, mostra lá esse vídeo!! Quero ver :D:D Quando passei na curva ainda estava o pessoal aos piões!!! Acabei por tocar num deles e continuo sem saber em quem!! Mas safei-me...

Pedro Vasconcelos disse...

Tenho que discordar do profissionalismo em relação à Brasileira do Restaurante...
DEPORTEM-NA!!!!

utopicguy disse...

Gostaria de exprimir a minha opinião sobre a corrida fazendo o papel de advogado do Diabo. Não é normalmente o meu género (e quem me conhece, sabe disso) mas perante o que presenciei durante as duas corridas não posso ficar calado.

Durante as corridas tive a oportunidade de presenciar vários acidentes causados por pilotos que não têm consciência de que não estamos a jogar F1 com carros indestrutíveis e no conforto do nosso lar. Estas corridas são reais e as pessoas podem magoar-se seriamente. Não quero saber se nas corridas profissionais os "toques" são normais ou não. Que eu saiba este campeonato foi realizado por pessoas amigas e eu não pretendo ir ao funeral de algum de vós ou ter de vos ajudar a empurrar uma cadeira de rodas para o resto das vossas vidas. Eu já estive em corridas que vi pessoas a saírem magoadas por causa de conduções de "toques" e de ultrapassagens forçadas (num caso até teve de vir o INEM). As pessoas têm de ter consciência do que estão a fazer e perceberem que as decisões que tomam podem causar grandes problemas.

Já corri no campeonato da UM, que existe há vários anos e que conta com a participação dos melhores amadores nacionais de karting (pessoas que percorrem todas as pistas do país e que correm semanalmente em provas nacionais). Perante tão bons pilotos seria normal, segundo afirmações de alguns, que passassem as corridas aos "toques". No entanto, são regras firmes da competição de não o fazer e tal é geralmente cumprido por todos (quem normalmente não cumpre esses requisitos são novatos que acham que é competitivo provocar "toques").

Apesar de achar que os "toques" em rectas não devem ser promovidos como meio de enervar o piloto da frente e forçá-lo ao erro, não acho que seja algo que constitua um grande perigo à segurança das pessoas. No entanto, sou totalmente contra o que vi fazer muitas vezes nesta corrida (aconteceu comigo, com vários pilotos que vinham à minha frente e com amigos que me contaram após a corrida): muitos pilotos, com falta de consideração para com os que vão à frente, forçam ultrapassagens que, pelas regras, não são permitidas e obrigam os outros pilotos a alterar as suas trajectórias para evitar acidentes ou, nos casos dos outros não quererem ceder a sua posição que tinham defendido correctamente, causam acidentes que fizeram com que pessoas se magoassem.

Quero alertar também que até hoje a maior parte das pessoas deste campeonato só correu com boas condições climatéricas, mas para quem não sabe eu vou dar umas luzes do que é andar nessas condições e conduzir como vi fazer nestas duas corridas. Em chuva, torna-se muito difícil controlar estes karts sobretudo porque têm pneus slick. Basta um pequeno toque na traseira (mesmo em recta) que há uma grande probabilidade do kart fazer peão (mesmo para os bons condutores). Para além disto, em chuva é impossível mudar de trajectória ou travar numa curva. Assim, se as pessoas continuarem a insistir num tipo de pilotagem semelhante à da última prova, posso-vos assegurar que muita gente vai sair magoada.

Em virtude do apresentado e se tais comportamentos continuarem a verificar-se, ponderarei muito seriamente na minha continuidade nesta competição.

Em relação à organização da prova, acho que estiveram bem (poderiam apenas ter dado mais enfoque à segurança em pista).
Obrigado por chegarem ao fim deste texto sem terem adormecido. :)

Abraços.

Hugo Batista

Anónimo disse...

Acho que estás a ser "utopic" :D:D

Valeu a opinião, claro. Será levada em consideração.

Quanto à questão do briefing e dos alertas, suponho que estiveste desatento na altura em que expunhamos os alertas.
Vou pedir ao Vilela que ponha aqui o vídeo do mesmo para voltares a ouvir os AVISOS sobre a segurança, comportamentos em pista, ultrapassagens, etc. Mostro também a check-list da organização com os pontos a serem referidos (e que o foram).

Agora, se os pilotos cumprem o que é pedido ou não, isso é outra história. E, tal como disse, e repito, voltarei a bater "nas mesmas teclas" as vezes que forem necessárias até consciencializar toda a gente.
Uma coisa (ou mais) é certa: entre quase 15 opiniões que já me foram confidenciadas, alegro-me por constatar que apenas 3 delas foram no sentido de "queixa". Ninguém mais se queixou. Evidentemente que 3, para mim, é muito. Motivo de "rectificação".

Convém realçar, por fim, as versões das histórias. Se nuns casos há várias opiniões a "grantir" o mesmo, em outros é deveras curiosa a divergência. Parecem situações diferentes, na verdade. O que me leva a concluir que há muito exagero e algum "ressentimento" por parte de quem reclama. É preciso jogo de cintura, meus caros. Não podemos ser papistas.

Em suma, concordo integralmente com a ideia de que é fundamental evitar toques desnecessários e actos de pura "fé". Fair-play acima de tudo.

Sempre sem cair em exageros.

Anónimo disse...

Assino por baixo, do Guto... Também presenciei alguns "actos de fé" mas, nada de tão grave... Acho perfeitamente excusado tanto alarmismo. Tenham calma... e paciência... não havia necessidade! :(

Anónimo disse...

Concordo em grande parte com o Hugo.
Graças ao "belo" kart que me calhou na 2ª corrida, muitos pilotos passaram por mim e graças a isso tive o "privilégio" de poder assistir a vários toques dados por pilotos experientes e outros menos experientes que podiam com imensa facilidade serem evitados. Alguns desses, infelizmente, causaram acidentes e consequentes peões. Para além de terem estragado a corrida a alguém, esses pilotos "infractores" podem fazer com que ele, o piloto que prejudicaram directamente e ainda pilotos que venham atrás e não consigam evitar o choque, se magoem.
Não vou tão longe como o Hugo a dizer que vão parar ao hospital. Se bem que com este comportamento em chuva...

Também concordo com o Hugo relativamente ao briefing. É verdade, Gustavo, que avisaram sobre a segurança e que tocaram no assunto relativamente a comportamentos em pista e ultrapassagens. Mas o ponto aqui é que apenas avisaram. Apenas avisaram para terem cuidado para não acontecer. Não explicaram o que fazer para não acontecer. E muitos pilotos (talvez metade) acredito que não sabe mesmo o que fazer para, por exemplo, não obrigar um piloto que segue na sua trajectória normal a ter que travar ou desviar-se para a relva sem que o tivesse que fazer se o outro piloto respeitasse as regras de conduta em pista. Ou, para dar outro exemplo, não explicaram que muitas vezes é necessário levantar o pé ou mesmo travar para evitar toques, por muito inofensivos que sejam, mesmo que isso signifique impossibilidade de ultrapassagem ou mesmo perder contacto com o piloto da frente. Há que não ter pressa em ultrapassar. Há que respeitar toda a gente e ser "bem educado" em pista.

Relativamente ao ressentimento que referes em relação ao Hugo... não me parece adequado. Nem sempre uma pessoa fala para se defender a si próprio. O Hugo, com efeito, foi prejudicado pelo menos uma vez (que eu vi). Mas penso que ele estará a dizer isso para tentar evitar futuros problemas não só para ele mas, para todos os pilotos, mesmo os "malucos".
Eu, por exemplo, também me queixo porque vi muitas situações que não deveriam ter acontecido. E eu não fui prejudicado em toda a corrida. Como disse em comentários anteriores, tive a sorte de ninguém me ter prejudicado em qualquer corrida. Mas vi muitas situações com pilotos a estragarem corridas de outros pilotos e a criarem muita confusão, na maior parte das vezes, situações perfeitamente evitáveis.

Andei mais de 10 voltas taco a taco com o Mendonça e só nos tocamos apenas uma vez! Estávamos lado a lado na curva antes da recta da meta e como tentei passar por dentro e ele não se apercebeu, para eu não ir para a relva, dei-lhe um ligeiro toque quando já estávamos lado a lado. Mais de 10 voltas! Gostava de poder ter mais duelos destes com mais pilotos, mas pelos comentários que tenho lido, vai ser difícil...
Espero que esteja enganado e que já no próximo GP mo mostrem.

Anónimo disse...

Ressalva importante: "Relativamente ao ressentimento que referes em relação ao Hugo... não me parece adequado."

Em nenhuma parte da secção referida ao meu texto se pode ler o nome de qualquer piloto.

Fica feita a devida correcção.

Anónimo disse...

No que diz respeito ao briefing, e agradecendo a tua opinião, Pedro, procuraremos na próxima prova direccioná-lo ainda mais para situações concretas que ocorrem normalmente em pista.

PJ disse...

Olá a todos!

Em relação à prova propriamente dita vou deixar o grosso dos comentários para a Conferência de Imprensa que será futuramente publicada neste blog.
Apenas dizer, desde já, que todas as expectativas por mim criadas foram alcançadas. O tempo magnífico, os participantes muito bem dispostos e uma prova recheada de emoções. Perfeito!

Em relação aos posts do Hugo e do Pedro Fonseca e sem querer ser redundante creio que importa dizer que esta foi uma prova extra campeonato denominada pela direcção de "Warm-up".
Ora, sendo a 1ª vez que todos os pilotos se encontraram dentro e fora da pista e dada a menor experiência de alguns, considero perfeitamente normal haver alguns aspectos menos perfeitos e que haja gente descontente com este ou aquele pormenor.
Foi também para detectar falhas que esta prova foi feita e, se existiram, tenho a certeza que os responsáveis pela organização tratarão de alertar para elas em próximos eventos.
Eu não tenho rigorosamente nada a apontar no que ao comportamento em pista dos restantes pilotos diz respeito. Admito que tenha havido uma ou outra situação mais durita mas nada de dramático.
Em relação ao briefing tanto o Gonçalo como a simpática Sra. Eduarda fizeram o favor de alertar para todas as situações que poderiam ocorrer dando inclusivé exemplos bastante caricatos (para não dizer inacreditáveis) de situações ocorridas em provas de outros grupos. Deviam estar mais atentos a outros pormenores ou....pormaiores ;)
E, meus amigos (se assim me permitirem tratar-vos), de facto, isto não é um jogo de consola. Na equação entram pessoas e máquinas e como está bom de ver existe sempre uma ínfima possibilidade de as coisas não correrem como toda a gente deseja. Peço-vos apenas bom senso nos actos (em pista e fora dela) e, neste caso em particular, nas palavras. Posts arrasadores após uma prova de experiência não me parecem adequados. Lembro que todos aceitamos as regras antes de nos inscrevermos na prova.
Não me julguem erradamente. A crítica é sempre positiva e só com a sua aceitação é que se constroem bases sólidas. Mas o pricípio da proporcionalidade deve ser tido em conta.

Abraços a todos e...VENHA O CAMPEONATO, CATANO!!!!

"To avoid criticism do nothing, say nothing, be nothing."

M.a.d.

Margarida disse...

mad Billy .
es mesmo trengo vilela -.-

Margarida disse...

Quicooooo , tu e as tuas mãos mágicas sao do melhor :D

Margarida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida disse...

gostava de saber oqe e q fazem acordados até as 5 e tal da manhã , nao eéé ohh MAD?
-.-

Luis Aguiar disse...

Queria apenas dizer que assino por baixo os posts tanto do Quico como do Mad Billy... Basicamente apenas escreveram primeiro. Adorei esta prova de Warm Up e apesar de ser o piloto que saiu de lá mais "empenado" acho que apenas houve um pouco de testosterona e optimismo a mais. Apenas tive uma situação caricata com o meu primo (o Gonçalo) nos treinos de qualificação em que com tanta vontade acabamos por nos prejudicar mutuamente, situação que ficou resolvida mal os treinos terminaram. Quanto às provas em si, na primeira, parti do 12º lugar e depois de uma 1ª volta que me correu muitissimo bem (já seguia na 5ª posição)não consegui evitar o Kart do Quico que se encontrava parado na pista à saida da 1ª curva (assustador!). Fiquei por lá já que depois o Gonçalo e o Pinto Coelho também entraram na colisão tendo o eixo traseiro do meu kart ficado danificado.
Na segunda liderei sozinho até à 7ª volta, altura em que olhando para trás reparei que um fantástico Gonçalo se aproximava. Ainda tenho um problema para limar (falta de ritmo a rodar sozinho) já que andei a rodar em 1:01 até ver o Gonçalo, depois de o ver baixei 1 segundo por volta, tendo rodado consistentemente em 1:00 até à 17ª volta. Sempre a perder aqueles décimos por volta para o Gonçalo... Depois a duas voltas do final, quando rodava a cerca de 2, 3 segundos do Gonçalo apareceu um piloto que não facilitou minimamente a ultrapassagem ao ser dobrado (não sei se se apercebeu que estava a ser dobrado) e aí perdi 4 segundos em duas voltas. Não foi grave dado que seria practicamente impossivel apanhar o Gonçalo e tinha o Vasconcelos a cerca de 15 segundos. No entanto peço à direcção que tente rever esta situação e utilizar bandeiras azuis na próxima prova, se possivel ajudaria todos. Para terminar apenas dizer que não percebi aqueles posts mais arrasadores já que sinceramente não vi nada extraordinário, apenas vontade a mais própria de uma primeira prova. A direcção, como boa direcção que é, apenas tem que analisar todas as situações, aproveitar as boas e corrigir as más (menos boas, digo...). Parabéns a todos e boa sorte para o campeonato que se avizinha.

Anónimo disse...

Só para terminar, queria deixar BEM CLARO que a organização deste campeonato foi idealizada (pelo Guto e por mim) para pessoas amigas e conhecidas e, com o objectivo de haver competição automóvel (é preciso conhecer e gostar...) para além de um saudável convívio. De maneira NENHUMA eu me queria aborrecer com a organização do campeonato... AGRADECIA, por isso, que houvesse moderação (no que fazem e no que escrevem) por parte de todos! Em jeito de conclusão, ninguém se deve sentir "obrigado" a participar... quem tiver gostado, fica. Sem mais, MUITO OBRIGADO A TODOS OS "RESISTENTES"...