terça-feira, novembro 20, 2007

Entrevista a Pedro Vasconcelos - Vencedor

Norte Karting Open (NKO) – O que tens a dizer sobre esta corrida de preparação para o Campeonato do próximo ano?

PV - Em minha opinião, a corrida foi muito interessante por várias razões.
Por um lado, serviu para cortar a ansiedade e impaciência que todos tinham em relação a este momento (julgo eu). Pareceu-me que em alguns casos a ansiedade era demasiado grande para caber dentro de muitos, tal como se viu nos treinos. A desigualdade nos kartings ainda é alguma. O facto de os kartings serem sorteados dá grande justiça. Só espero realmente que os “Tuned by Domingueiro Motorsport” toquem mesmo a todos.

NKO – Que perspectivas foram criadas, no teu entender, após este primeiro contacto entre pilotos e máquinas?


PV -
Caso não haja situações “anormais” o campeonato será extremamente disputado.
Julgo também que, especialmente a partir desta prova, a melhora vai ser muito grande pois toda a gente vai perceber e “digerir” as suas próprias asneiras. A melhora será também em “unhas”, mas especialmente em “cabeça”. Especialmente pelo facto de, principalmente a partir da segunda prova, os pilotos já estarem seguramente mais “aclimatados”.
Parece-me que durante o campeonato, vamos assistir a evoluções admiráveis por parte de muitos pilotos… o cronómetro vai mostrar isso.
A minha classificação é a prova mais evidente que o número de acidentes/incidentes de corrida serão a maior influencia nas classificações.
A chuva vai baralhar tudo, pois a aprendizagem aqui vai ser mais lenta e trabalhosa. Se bem que, depois da primeira prova à chuva, vamos ter pilotos a fazer treinos em regime privado.


NKO – Quais as situações mais relevantes ocorridas em cada uma das mangas?


PV -
Na primeira manga, as duas primeiras voltas resolveram a corrida. A maioria dos pilotos com tempos rápidos na qualificação ficou-se nos incidentes, quer na primeira quer na segunda volta. O facto de ter havido muitas disputas e trocas de posição no pelotão ainda contribuiu mais para o atraso do grupo. Só assim me foi possível ganhar uma corrida àquele ritmo. Na segunda manga, com toda a gente mais “escaldada” de situações de corrida, a corrida foi mais disciplinada. Penso que esta manga se desenrolou sem problemas de maior. Toda a gente se portou bem, pelo menos nas disputas comigo. A disputa pela liderança talvez tenha sido o ponto mais marcante da segunda corrida. O Ritmo estava muito forte.


NKO – Com que opinião ficaste dos teus adversários?


PV -
Até ver não tive nem tenho nada a dizer. Não tive qualquer problema, quer em disputas de lugar quer em dobragens. No entanto, tenho de admitir que tive sorte no sorteio, e por isso era-me relativamente fácil desenrascar-me dos menos rápidos. Quando a diferença de andamentos não chegava para uma ultrapassagem fácil, preferia arriscar cortes pela terra a toques. Especialmente quando notava que estava mais rápido que o concorrente.
No entanto, acho que toda a gente deve aprender a olhar mais para trás durante a prova. Para além de ficar a conhecer os capacetes e indumentárias uns dos outros, conseguem sempre avaliar onde perdem e ganham tempo para os adversários com quem disputam a posição. Além disso, podem-se aperceber que estão “para ser dobrados” e nessa situação até podem tentar apanhar boleia do piloto mais rápido, e não travar uma batalha inútil que só faz perder tempo aos dois.


NKO – Embora só tenhamos realizado uma prova (e de preparação), colocas-te já entre os principais candidatos ao campeonato? Quais os teus candidatos favoritos?


PV -
Candidatos só em politica.
Essa resposta só pode ser dada com os tempos das voltas mais rápidas, quer em corrida quer em treinos.
As variáveis com que estamos a contar já são tantas que acho difícil responder. Para não falar da evolução dos pilotos, que é uma autêntica incógnita, e do estado do tempo que pode realmente virar tudo ao contrário.
Como principais candidatos, e fazendo de conta que não existem as aleatoriedades, dos que conheço e com quem andei a disputar lugares em pista, a família Simões, Pai e Filho Aguiar, e Francisco Madureira. Provavelmente há mais, mas eu sou o que menos tempo andei em disputas (mesmo na segunda corrida não precisei de perder tempo nisso) e é muito complicado falar.


NKO – Alguma sugestão para o futuro? Entusiasmado com esta iniciativa? Ansioso pela próxima corrida?


PV -
A iniciativa é de louvar. A organização está de parabéns pela maneira como dinamizou e mobilizou toda a gente para o campeonato. É de admirar que haja tantos inscritos, especialmente tendo em conta que cada um tem a sua vida, e ao fim de semana vem sempre os deveres de família…
Aguardo a próxima corrida com impaciência e alguma apreensão devido ao estado do tempo…mas já tenho em casa os fatos de trabalhador da BRAVAL e as galochas. Por isso que venha essa chuva.
Quanto a sugestões, a minha sugestão vai mais para os pilotos. Espero e gostava que a partir daqui os treinos sejam usados para esse efeito – TREINAR – e não para ensaios de situações e disputas de corrida. Aquecer pneus, ver se o sorteio correu bem e qual é a “maleita” do karting, estudar travagens, pontos de corda, e não os adversários…esses a seu tempo.

3 reacções:

Margarida disse...

"Entrevista a Pedro Vasconcelos - Vencedor"
O MAGRINHO .

Anónimo disse...

Gostei... Humm! Não te queixaste de ninguém... na próxima prova vou vêr se te "arrumo"... ;)

Anónimo disse...

Parabéns. Grande entrevista de ambas as partes.