quarta-feira, novembro 07, 2007

Revisão do Regulamento

O regulamento provisório passará a oficial aquando da realização da prova Warmup no próximo dia 18 deste mês. Com a ajuda de todos, procuraremos ajustar os pontos que até lá forem levantados pelos pilotos. De novo, pretende-se que nos informem das (pequenas) correcções que gostariam de sugerir para que, ao almoço na prova Warmup, esses mesmo pontos saltem para a mesa da «discussão». Atenção, só será passível de eventual alteração o que for adiantado, aqui, através de um comentário, até ao dia 9 de Novembro, às 23h:59m. No dia da prova será distribuída uma cópia do regulamento provisório a todos os pilotos e, então, serão discutidos os pontos que tiverem sido levantados, conforme explanado anteriormente.

7 reacções:

Quico disse...

Na minha opinião a única coisa a acrescentar será na composição do colégio de comissários, que irá apreciar eventuais reclamações, onde diz que não pode ser o reclamante, deveria dizer que também não pode ser o "reclamado".
Saudações kartistas

Anónimo disse...

Bem visto Quico...;)
Bora lá pessoal! Toca a "criticar"!

Anónimo disse...

Bem... Para começar, acho que as provas duram demasiado tempo. Penso que o tempo ideal seria 5+15 e 5+15. Ou seja, 5 minutos de qualificação antes de cada corrida e 15 minutos de corrida. Penso que os 5 minutos de treinos antes da segunda corrida é importante, quanto mais não seja para se ficar a conhecer o kart (condição fundamental visto a tão grande disparidade que há nos kartings).
Nos primeiros tempos em que participei num campeonato de karting pensei que 15 minutos de corrida não dava para nada, mas realmente hoje já acho mais que suficiente.

Relativamente às penalizações e especialmente comportamento em pista... Acho que o fundamental é ninguém estragar a corrida de ninguém. Coisas deste género, "quando cheguei à traseira do Gonças teria que exagerar muito para ultrapassar e num desses exageros lá foi mais um pião" podem criar muitos problemas num campeonato que se pretende competitivo. Os "exageros", na minha opinião, têm que ser fortemente penalizados pois num desses exageros pode-se estragar a corrida a alguém que se esforçou para obter um bom lugar e sempre com um comportamento em pista exemplar. Há que respeitar todos os pilotos e tentar ganhar lugares em pista de forma responsável e correcta.
Penso que os comissários e a direcção de prova deveriam ser compostos por 3 ou 4 pessoas fixas completamente imparciais, firmes e ao mesmo tempo com bom senso para resolver situações complicadas que possam aparecer e, acima de tudo, conhecedoras das "regras de conduta" em pista em corridas de karting.

Quanto ao resto do regulamento, parece-me bem.

Abraço

Anónimo disse...

No que diz respeito ao comportamento em pista, totalmente de acordo. É fundamental haver desportivismo. Os exageros só penalizam quem prevarica e podem estragar corridas e campeonatos. À atenção do pessoal.
Relativamente ao tempo de prova, até acho que 20 minutos por manga é pouco. Muito pouco. Mas é o que se pode arranjar.
Os karts são bastante iguais (dentro do possível), com excepção de 2, claramente identificados. Evidentemente, em lado algum se conseguiriam 20 karts com o mesmo andamento. É pena. É igual para todos. Uma mera questão de "probabilidade".
Para que os pilotos se ambientem ao "novo" kart da segunda prova, pediremos à organização 2 ou 3 voltas antes do seu início. Mais do que suficiente ;)

Anónimo disse...

A questão do comportamento em prova vai ser o ponto fulcral nos briefings de prova. Cada piloto tem de ter a consciência de que pode estragar a sua prova e a de outros pilotos, com uma manobra "suicida". Também é preciso perceber que isto é um desporto onde a "agressividade" pode ser uma mais valia... Os toques vão ser enevitaveis mas o comportamento em pista tem de ser irrepreensível! A "agressividade" é uma coisa, comportamento anti-desportivo é outra... No entanto, não acredito que vá haver algum tipo de problema com os comportamentos menos correctos em pista...

Anónimo disse...

2 ou 3 voltas antes do inicio da 2ª prova acho óptimo. Assim esse problema está resolvido.

Relativamente aos toques inevitáveis... O que é necessário é saber as consequências dos toques. Há pequenos toquesinhos que se dão que não magoa ninguém mas conseguem-se ganhar posições com eles. Mas penso que isso deve estar incluido nos comportamentos menos correctos em pista e serão levados em conta.

Também penso que não irá haver problemas com o "anti-desportivo". Mas alguns pilotos menos experientes podem não considerar estas manobras, que referi em cima, como anti-desportivas mas simplesmente mero "azar".

Mas é como o Gonçalo diz. É uma coisa que tem que ser bem falada nos briefings.

Anónimo disse...

Temos que apelar ao bom senso!!!
É um facto, os menos experientes têm menos noção dos tais "toquesinhos"... ou "toquesões"... :p